Steven Spielberg: os filmes essenciais do aclamado diretor

O cineasta americano completa 72 anos no dia 18 de dezembro

Steven Spielberg: os filmes essenciais do aclamado diretor!

Steven Spielberg costuma ser citado entre os diretores mais versáteis de Hollywood. De dramas históricos a blockbusters de sucesso, o cineasta tem o dom de criar alguns dos filmes com as maiores bilheterias do mundo e de ainda agradar a crítica. Com uma longa carreira, o gênio do cinema, que completa 72 anos, continua a todo vapor na indústria.

Em 2018, lançou 'Jogador Nº1' e, recentemente, foi divulgado que está na produção executiva de 'Cats', musical que tem Taylor Swift no elenco e tem previsão de estreia para 2019 nos cinemas.

Em homenagem ao seu aniversário, relembre os filmes mais icônicos de Spielberg e que valem a pena serem revistos!

© BrunoPress

'Jogador Nº1' (2018)

Lançado em março, a fantasia de realidade virtual se tornou o maior lançamento nos EUA de um filme de Steven Spielberg na última década, segundo o ScreenRant.

© BrunoPress

'Jogador Nº1' (2018)

A superprodução teve também uma das maiores estreias do ano. O que fez do filme um êxito nas bilheterias? Além dos grandes efeitos especiais e história intrigante, não faltaram referências à cultura pop dos anos 80, das músicas, passando por games, livros e filmes de sucesso da saudosa década.

© BrunoPress

'Jogador Nº1' (2018)

O longa se passa em um futuro distópico, em 2044. Wade Watts (Tye Sheridan) prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. Quando o criador do jogo morre, os jogadores devem descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico, se quiserem conquistar sua fortuna inestimável.

© BrunoPress

'The Post - A Guerra Secreta' (2018)

Indicado ao Oscar deste ano nas categorias Melhor Filme e Atriz (para Meryl Streep), o elogiado longa é um filme essencial sobre as relações da imprensa com o poder e a crise dos jornais.

© BrunoPress

'The Post - A Guerra Secreta' (2018)

Na trama, Streep vive a dona do The Washington Post, um jornal em crise prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores como forma de se capitalizar. No entanto, o periódico terá que enfrentar a Casa Branca com matéria reveladora sobre escândalo na Guerra do Vietnã e a possibilidade da empresa quebrar sob a pressão do governo e dos credores.

© BrunoPress

'Lincoln' (2012)

A cinebiografia foi outra superprodução de êxito em Hollywood. Foi nomeado em 12 categorias no Oscar. Daniel Day-Lewis foi consagrado o Melhor Ator em 2013 pela sua atuação como o lendário presidente dos EUA.

© BrunoPress

'Lincoln' (2012)

O filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, Abraham Lincoln travava outra batalha em Washington, que era aprovar emenda à Constituição do país que acabava com a escravidão.

© BrunoPress

Franquia 'Indiana Jones'

A série de filmes estrelada por Harrison Ford e dirigida por Steven Spielberg começou em 1981 com 'Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida'. De lá para cá, já foram mais três filmes! O mais recente foi 'Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal' (2008).

© BrunoPress

Franquia 'Indiana Jones'

As aventuras do famoso arqueólogo retornarão aos cinemas em 2021. O quinto filme da série de filmes terá Ford reprisando o papel do herói.

© BrunoPress

'Tubarão' (1975)

O longa foi responsável pela ascensão do diretor em Hollywood.

© BrunoPress

'Tubarão' (1975)

No enredo, um grande tubarão-branco ameaça banhistas nas praias de Amity Island, uma ilha fictícia, levando o chefe de polícia local a caçá-lo com a ajuda de um biólogo marinho e um caçador de tubarões profissional.

© BrunoPress

'Contatos Imediatos de Terceiro Grau' (1977)

Esse é um dos filmes mais cultuados do cineasta, inclusive lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Diretor. Com Richard Dreyfuss e François Truffaut no elenco, essa foi a primeira experiência com a temática alienígena o qual ele despontaria depois no mundo inteiro com 'E.T. – O Extraterrestre' (1982).

© BrunoPress

'Contatos Imediatos de Terceiro Grau' (1977)

Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary, um chefe de família que, ao pressentir a chegada de extraterrestres, tem o seu comportamento alterado.

© BrunoPress

'E.T. – O Extraterrestre' (1982)

O longa foi um dos maiores acertos da carreira do cineasta. Está em 74º lugar (com US$ 792,9 milhões) entre as maiores bilheterias de todos os tempos no mundo, segundo a Box Office Mojo.

© BrunoPress

'E.T. – O Extraterrestre' (1982)

O menino Elliot tem uma vida normal até encontrar uma estranha criatura. Esquecido por sua família na Terra, E.T. torna-se amigo do garoto, que o protege das hostilidades dos humanos.

© BrunoPress

'Guerra dos Mundos' (2005)

Esse é um dos longas mais subestimados de Spielberg, no entanto, o cineasta recria de forma competente e tensa uma atmosfera apocalíptica como poucos fizeram.

© BrunoPress

'Guerra dos Mundos' (2005)

Na trama, Tom Cruise vive Ray Ferrier que presencia, junto com os filhos, o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra.

© BrunoPress

Franquia 'Parque dos Dinossauros'

O diretor americano foi quem deu início à série, lançada em 1993, que foi fenômeno nas bilheterias e foi um marco na indústria de efeitos especiais.

© BrunoPress

Franquia 'Parque dos Dinossauros'

A primeira saga, estrelada por Jeff Goldblum, é centrada em uma ilha fictícia na Costa Rica, Isla Nublar. O bilionário John Hammond e uma equipe de geneticistas de sua empresa criam um parque temático onde habitam dinossauros clonados.

© BrunoPress

'A Lista de Schindler' (1993)

Com mais de três horas de duração, o drama de guerra em preto e branco foi um dos mais audaciosos projetos de Spielberg. Foi sucesso no Oscar, tendo arrebatado sete prêmios, entre eles os de Melhor Filme e Diretor.

© BrunoPress

'A Lista de Schindler' (1993)

Conta a inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, que é um comerciante no mercado negro e tem boas relações com  o regime nazista. Apesar dos seus defeitos pessoais, fez o impossível para salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

© BrunoPress

'O Resgate do Soldado Ryan' (1998)

O épico de guerra foi não só bem-recebido pelo público como ovacionado pela crítica. O filme rendeu a Spielberg cinco Oscars: Melhor Diretor, Fotografia, Edição, Efeitos de Som e Som.

© BrunoPress

'O Resgate do Soldado Ryan' (1998)

A história se passa em 1944, na Normandia. O Capitão Miller, papel que rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator a Tom Hanks, recebe a missão de comandar um grupo do Segundo Batalhão para procurar e garantir o retorno de James Ryan, o caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate.

© BrunoPress

'A Cor Púrpura' (1985)

Spielberg mostra sensibilidade nesse ótimo drama sobre a vida dura de uma mulher negra, da infância até à idade adulta, no Sul dos EUA. O filme teve 11 indicações para o Oscar, incluindo Melhor Atriz para Whoopi Goldberg, que fazia a sua estreia no cinema.

© BrunoPress

'A Cor Púrpura' (1985)

Celie (Goldberg) foi violentada pelo pai e torna-se mãe de duas crianças. Ela é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é entregue a Mister (Danny Glover), que a trata como escrava e companheira.

© BrunoPress

'Munique' (2005)

Baseado em fatos reais, a história se passa em setembro de 1972 em meio às Olimpíadas de Munique, quando um ataque terrorista foi transmitido ao mundo inteiro. Um grupo palestino denominado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e matou integrantes da equipe olímpica israelense.

© BrunoPress

'Munique' (2005)

Eric Bana interpreta Avner, um jovem israelense revoltado com o ocorrido. Ele recebe de um oficial do Mossad a ordem de abandonar sua esposa grávida e sua identidade para caçar e matar os autores do atentado apontados por Israel.

© BrunoPress

'Prenda-me se For Capaz' (2002)

Spielberg surpreende o público com uma comédia dramática ágil, elegante e divertida, fugindo um pouco do seu habitual estilo de filme.

© BrunoPress

'Prenda-me se For Capaz' (2002)

O longa mostra a trajetória de Frank Abagnale Jr., interpretado por Leonardo DiCaprio. O personagem ganhou milhões de dólares aplicando golpes, disfarçando-se de várias profissões. No seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que têm ao seu dispor para capturá-lo, se ele puder!

© BrunoPress

'A.I. - Inteligência Artificial' (2001)

O filme de ficção científica mostra a possibilidade da criação de máquinas com sentimentos. É um grande filme, porém, pouco lembrado pelo público.

© BrunoPress

'A.I. - Inteligência Artificial' (2001)

Haley Joel Osment vive o primeiro menino-robô programado para amar.  Apesar de, aos poucos, ir se tornando 'filho' de um casal, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta sua jornada, pois ele sofre sem a aceitação dos humanos ou das máquinas.

© BrunoPress

Cultura carreira 20/12/18 POR Notícias Ao Minuto


Steven Spielberg costuma ser citado entre os diretores mais versáteis de Hollywood. De dramas históricos a blockbusters de sucesso, o cineasta tem o dom de criar alguns dos filmes com as maiores bilheterias do mundo e de ainda agradar a crítica. Com uma longa carreira, o gênio do cinema, que completa 72 anos, continua a todo vapor na indústria.

PUB

+ Ennio Morricone anuncia aposentadoria dos palcos

Em 2018, lançou 'Jogador Nº1' e, recentemente, foi divulgado que está na produção executiva de 'Cats', musical que tem Taylor Swift no elenco e tem previsão de estreia para 2019 nos cinemas.

+ Diretor de 'Roma', Cuarón quis falar de cicatrizes compartilhadas

Em homenagem ao seu aniversário, relembre os filmes mais icônicos de Spielberg e que valem a pena serem revistos!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)