Crivella suspende pedágio da Linha Amarela no sentido Fundão

Decisão foi resultado de uma auditoria feita para apurar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Brasil rio de janeiro 20/12/18 POR Notícias Ao Minuto

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, publicou nesta quinta-feira (20) no Diário Oficial um decreto determinando a suspensão da cobrança do pedágio na Linha Amarela (LAMSA), no sentido Fundão, pelo prazo de 19 meses.

PUB

O motivo da decisão foi o resultado de uma auditoria feita por uma comissão das Secretarias Municipal de Transportes, Infraestrutura e Habitação e da Controladoria Geral do Município para apurar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. No estudo, foram encontradas cobranças irregulares por parte do consórcio LAMSA, que somam perto de R$ 223,9 milhões.

A forma mais justa de devolução desses valores, segundo o Prefeito, é beneficiar o usuário com a redução da tarifa, pela suspensão da cobrança em um dos sentidos da via expressa.

"A Linha Amarela tem contas que precisavam ser revistas. A Prefeitura reviu durante seis meses, dando a oportunidade, inclusive, para que houvesse, por parte da LAMSA pedidos de esclarecimentos e resposta às indagações. Então hoje, o pedágio no sentido Barra-Fundão, fica aberto durante 19 meses. É possível que esse prazo aumente ou diminua de acordo com o número de carros que vão passar ali. Mas serão cerca de R$ 200 milhões que vão ser ressarcidos aos usuários com a gratuidade do pedágio", diz Crivella.

+ Passageira: piloto disse por engano que avião tinha problema grave

O decreto também determina que a Secretaria Municipal de Transportes, órgão concedente da concessão, e a Controladoria Geral do Município prossigam e aprofundem a auditoria. Esse estudo vai detalhar alguns gastos cobrados pela LAMSA e que ainda não estão devidamente esclarecidos. Dependendo desse relatório, os valores a serem ressarcidos podem aumentar.

O montante a ser devolvido é referente a cobranças indevidas de vários itens referentes a obras de infraestrutura que resultaram em aumentos no prazo do contrato e de tarifas concedidas indevidamente. O prazo de eliminação do pedágio no sentido Fundão está previsto para durar por 19 meses, mas esse período ainda pode ser ajustado, dependendo do volume de carros que cruzar a praça de pedágio e do relatório final da auditoria a ser feita pela Secretaria Municipal de Transportes e pela Controladoria Geral do Município.

Atualmente, a rodovia recebe um fluxo diário de 91 mil carros, dos quais 41 mil são no sentido Fundão e 50 mil no sentido Barra. 

Leia também: Abadiânia tem queda de turistas, demissões e pousadas fechadas

+ Imagem revela quarto usado nos supostos abusos de João de Deus

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 22 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 21 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 20 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 20 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 20 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 20 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos