Secretário de Defesa de Trump pede demissão

O anúncio ocorre um dia depois de os Estados Unidos anunciarem a retirada dos cerca de 2.000 soldados americanos da Síria

© Edgar Su/Reuters

Mundo Jim Mattis 21/12/18 POR Folhapress

O secretário de Defesa americano, Jim Mattis, 68, apresentou sua renúncia nesta quinta-feira (20) ao presidente Donald Trump, afirmando que suas visões não estão alinhadas com as do republicano.

PUB

Segundo funcionários da Casa Branca ouvidos pela agência Reuters, a renúncia foi apresentada por Mattis durante uma reunião nesta quinta-feira com o presidente.

Mattis ocupava o cargo desde o início da administração Trump, em janeiro de 2017.

O anúncio ocorre um dia depois de os Estados Unidos anunciarem a retirada dos cerca de 2.000 soldados americanos da Síria, em decisão que teria contado com a objeção de Mattis e de outras autoridades de segurança.

+ EUA: imigrantes serão levados ao México durante análise de asilo

O general enviou ao presidente uma carta apresentando sua renúncia, afirmando que estava deixando o cargo para que Trump pudesse ter um chefe de defesa cujas visões fossem mais alinhadas com as suas.

"Uma crença central que eu sempre carreguei é que nossa força como nação está inextrincavelmente ligada à força de nosso sistema único e amplo de alianças e parcerias", escreveu Mattis.

"Enquanto os Estados Unidos continuam a nação indispensável ao mundo livre, nós não podemos proteger nossos interesses ou servir esse papel efetivamente sem manter alianças fortes e mostrar respeito a esses aliados", acrescentou.

Em mensagem em uma rede social, o presidente escreveu que Mattis vai se aposentar, com distinção, no final de fevereiro. "Durante o mandato de Jim, um progresso tremendo foi feito, especialmente no que diz respeito à aquisição de novo equipamento de combate", disse.

+ Explosão em mina deixa 13 mortos e dez feridos na República Tcheca

"O general Mattis foi de grande ajuda para mim para fazer com que aliados e outros países pagassem sua parcela de obrigações militares", afirmou Trump.

Segundo o republicano, o novo secretário de Defesa será nomeado em breve. "Eu agradeço imensamente a Jim por seu serviço!"

Mattis passava uma imagem de estabilidade em meio a uma Casa Branca que, muitas vezes, parecia caótica.

Mas especulações de que ele poderia deixar o cargo começaram a ganhar força em outubro, depois que o presidente, em entrevista à emissora CBS, afirmou que o general era "uma espécie de democrata" e poderia estar de saída.

A saída de Mattis traz incerteza ao curso que a administração Trump vai seguir em relação a países como Irã e Coreia do Norte, além de jogar dúvidas sobre a possível retirada de tropas americanas do Afeganistão, além da já anunciada saída da Síria.

Um levantamento realizado pelo centro de estudos Brookings Institution mostra que a Casa Branca de Trump tem a maior rotatividade em cargos de alto nível dos últimos cinco presidentes dos EUA. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando