Trump assina sanções para cortar recursos a ditador da Nicarágua

Ficam de fora das sanções os financiamentos a projetos que promovam a democracia e as necessidades básicas da população

© REUTERS / Oswaldo Rivas (Foto de arquivo) 

Mundo projeto de lei 21/12/18 POR Folhapress

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um projeto de lei que veta pedidos de empréstimo do regime nicaraguense nos organismos multilaterais.

PUB

Ficam de fora das sanções os financiamentos a projetos que promovam a democracia e as necessidades básicas da população.

A Lei Nicaraguense de Condicionalidade de Investimento, conhecida como Nica Act, ameaça ainda com sanções os países que ajudarem o governo do ditador Daniel Ortega.

+ EUA: imigrantes serão levados ao México durante análise de asilo

O próprio Ortega, assim como sua mulher, a vice-presidente Rosario Murillo, e seus funcionários ficam também suscetíveis a sanções individuais caso haja denúncias de corrupção ou graves violações de direitos humanos no país.

O deputado republicano Mario Diaz-Balart, copatrocinador do projeto, disse em comunicado que a lei "apoia o povo da Nicarágua em suas demandas por justiça, direitos humanos e eleições livres e justas ao negar recursos a seus opressores".

A aprovação veio nove dias após o Nica Act passar pelo Congresso americano. As medidas entram em vigor imediatamente.

Os Estados Unidos já haviam aplicado recentemente sanções a três funcionários de Ortega e revogado ou restringido a concessão de vistos a nicaraguenses que tenham qualquer relação com atos de violência a repressão aos protestos no país.

Desde abril, a Nicarágua vive uma onda de manifestações pela saída de Ortega e Murillo. A repressão aos manifestantes já deixou 325 mortos, incluindo uma brasileira, e ao menos 400 presos.

+ EUA planejam retirar metade das tropas do Afeganistão, diz jornal

Muitos dos detidos têm sido enquadrados em uma lei de combate ao terrorismo criada às pressas em julho e condenados a penas de até 25 anos.

Nos últimos 12 anos, o ex-líder sandinista se consolidou no poder por meio de alterações na Constituição, cassação de candidaturas, expulsão de políticos de oposição do Congresso e de uma eleição questionada que lhe deu, em 2016, o terceiro mandato.

Ortega, um ex-guerrilheiro que ajudou a derrotar a ditadura de Anastasio Somoza García em 1979, descartou adiantar para o próximo ano as eleições previstas para 2021, como pedido por bispos católicos que mediaram um fracassado diálogo entre o regime e a oposição.

Ele expulsou nesta quarta-feira (19) duas missões da CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos), acusando-as de agir de forma "ingerencista" e parcial em sua avaliação das violações dos direitos humanos no país.

A medida afeta o Meseni (Mecanismo de Acompanhamento Especial para a Nicarágua), que atua no país desde 24 de junho, e o Giei (Grupo Interdisciplinar de Especialistas Independentes), que funciona desde 3 de julho.

+ Secretário de Defesa de Trump pede demissão

Ele se recusou também a implementar reformas institucionais para sair da crise política, que já traz efeitos econômicos. Em vez do crescimento de 4,9% previsto para este ano, a Nicarágua terá uma retração de 4%, segundo estimativa do Conselho Superior da Empresa Privada, que aponta fechamento de mais de 7.000 pequenos e médios negócios e a perda de 400 mil empregos.

Segundo os empresários, a economia vai se contrair 11% em 2019 se não houver saída à crise política. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 14 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 15 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 16 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 16 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 11 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 10 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 14 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula