Dilma participará da Cúpula do Clima em Nova York

Antes de discursar na abertura da 69ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima quarta-feira (24), a presidenta Dilma Rousseff participará amanhã (23) da Cúpula do Clima, que deve reunir 120 chefes de Governo e Estado em Nova York para discutir ações nacionais que estão sendo tomadas para reduzir os impactos das mudanças climáticas.

© Reuters

Política Presidente 22/09/14 POR Agência Brasil

A cúpula, convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, não faz parte do calendário oficial de negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCC, na sigla em inglês), mas será uma tentativa de avançar na agenda climática para subsidiar a 21ª Conferência do Clima (COP-21), em Paris, marcada para dezembro de 2015, que deverá chegar a um novo acordo global para conter as emissões de gases de efeito estufa.

PUB

Dilma fará um discurso na Cúpula do Clima às 9h (10h no horário de Brasília). O Brasil também estará representado na reunião pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que vai participar de um painel específico sobre florestas e de encontros bilaterais com ministros da área de outros países.

A presidenta também deverá estar acompanhada do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, que, antes de assumir o comando do Itamaraty, era o principal representante do Brasil nas negociações ambientais internacionais.

De acordo com a ONU, cada país poderá levar à cúpula um balanço das ações que estão executando nas áreas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de apresentar propostas para conter o aquecimento do planeta. Junto com os governos, a reunião também terá representantes do setor privado e da sociedade civil.

A Cúpula do Clima terá debates em oito áreas: agricultura, cidades, energia, financiamento, florestas, indústria, resiliência e transporte.

Na quarta-feira, antes do discurso de abertura na Assembleia Geral da ONU, que sempre cabe ao Brasil, Dilma terá uma reunião com Ban Ki-moon. A presidenta embarca para os Estados Unidos na noite de hoje (22).

*Colaborou Paulo Victor Chagas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 20 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula