Turquia adia operação na Síria após retirada das tropas dos EUA

Guerra civil devasta a Síria e deixa mais de 511 mil mortos

© Reuters

Mundo guerra 21/12/18 POR Folhapress

A Turquia vai adiar uma operação militar programada para ocorrer no norte da Síria, depois que os Estados Unidos anunciaram a retirada das tropas americanas do país.

PUB

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta sexta-feira (21) que a campanha militar começará nos próximos meses e apoiou "cautelosamente" a decisão de Washington de encerrar sua participação nos combates na Síria, que há sete anos passa por uma guerra civil que devasta o país e deixa mais de 511 mil mortos.

Erdogan critica há tempos a estratégia americana na Síria porque os EUA apoiam no norte do país as YPG, milícias curdas consideradas pela Turquia como um grupo terrorista e uma extensão do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

O presidente disse que os EUA decidiram pela retirada de seus cerca de 2.000 soldados após ele ter garantido ao americano Donald Trump que a Turquia pode erradicar os remanescentes do Estados Islâmico na Síria apenas com apoio logístico de Washington.

+ Entenda a guerra civil que já deixou 511 mil mortos na Síria

Em discurso durante um encontro empresarial em Istambul, Erdogan disse que a Turquia trabalhará em planos para elimitar o EI e as YPG da região.

"Estaremos trabalhando em nossos planos operacionais para eliminar integrantes do EI, que permanecem intactos na Síria, de acordo com nossa conversa com o presidente Trump", disse.

Erdogan aprovou a decisão de retirada de tropas de Trump, que classificou de "a declaração mais clara e encorajadora" de Washington. Ele disse, no entanto, que a Turquia permanece cautelosa citando "experiências negativas do passado".

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, já havia dito que o país saúda a decisão de Trump.

Durante uma visita a Malta, o ministro falou da necessidade de coordenar a retirada com os Estados Unidos e disse que todos os países precisam estar vigilantes em relação aos remanescentes do Estado Islâmico.

Ele também alertou que a retirada não deve criar um vácuo que possa ser preenchido por grupos terroristas. Cavusoglu disse que a comunidade internacional precisa se concentrar em um "processo político" para o futuro da Síria. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Violência Há 4 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

esporte Óbito Há 1 Hora

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

fama Televisão Há 18 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama DANIEL-FILHO Há 18 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

lifestyle Cérebro Há 19 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

fama BBB-DAVI BRITO Há 22 Horas

'Minha vida particular só cabe a mim', diz Davi, campeão do BBB 24

fama NADJA-HADDAD Há 23 Horas

'Não foi como sonhávamos', diz Nadja Haddad sobre nascimento prematuro de filhos gêmeos

economia Profissões Há 3 Horas

Top 10 profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês; veja

fama GRUPO-MOLEJO Há 21 Horas

Molejo anuncia novo trabalho durante velório do cantor Anderson Leonardo

fama GÉRARD-DEPARDIEU Há 23 Horas

Gérard Depardieu é preso em Paris acusado de agressão sexual durante filmagem