Papa promete que Igreja não vai ignorar abusos sexuais

Francisco fez uma das maiores críticas aos casos de pedofilia

© Vatican Media / Reuters

Mundo pontífice 21/12/18 POR Ansa

O papa Francisco prometeu hoje (21) que a Igreja Católica não irá mais ignorar as denúncias de abusos sexuais, as quais chamou de "abominações" cometidas por membros do clero. "A Igreja não se cansará de fazer todo o necessário para levar à Justiça qualquer um que tenha cometido tais crimes", disse Jorge Mario Bergoglio, em sua anual mensagem de Natal para Cúria Romana.

PUB

"A Igreja nunca tentará acobertar ou subestimar nenhum caso. É inegável que alguns responsáveis, no passado, por falta de cuidado, por incredulidade, por falta de preparo, por inexperiência ou por superficialidade espiritual e humana trataram muitos casos sem a devida seriedade e rapidez. Isto nunca deve voltar a acontecer. Esta é a escolha e a decisão de toda a Igreja", garantiu.

A forte mensagem do Papa chega dois meses antes de uma cúpula extraordinária que discutirá a crise provocada pela avalanche de denúncias abusos sexuais na Igreja Católica. O evento inédito agendado para fevereiro reunirá cerca de 110 presidentes de conferências nacionais de bispos, além de dezenas de especialistas e líderes de ordens religiosas.

+ Tiroteio dentro de restaurante deixa feridos em Viena

Francisco reservou palavras duras, em um tom mais crítico que o usual. Ele disse que os membros do clero que cometeram crimes sexuais são "homens consagrados, que abusam dos fracos, valendo-se de seu poder moral e da persuasão".

"Cometem abominações e continuam exercendo seu ministério como se nada tivesse acontecido. Eles não têm medo de Deus e de seu julgamento, mas apenas de serem descobertos e desmascarados", disse Francisco. "Dilaceram o corpo da Igreja", afirmou. Segundo o Papa, "por trás de uma aparência de grande amabilidade e de "rosto angelical", alguns homens da Igreja "ocultam descaradamente um lobo atroz, pronto para devorar as almas inocentes".

Francisco também prometeu justiça e pediu que os criminosos se entreguem. "Para aqueles que abusam de menores eu diria: converta-se e entregue-se à justiça humana, e prepare-se para a justiça divina". (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 22 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

fama SAMARA-FELIPPO Há 20 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 38 mins

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 19 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 22 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

economia REINHART-KOSELLECK Há 23 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 23 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos

esporte Campeonato Brasileiro Há 22 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 18 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

politica JUSTIÇA-PE Há 22 Horas

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor