Presidente do Data Popular cobra políticas públicas para as favelas

O presidente do Instituto Data Popular, Renato Meirelles, disse hoje (30) que as favelas precisam de mais políticas públicas e as populações residentes estão cada vez mais cientes disso. Segundo ele, os recentes processos de pacificação não são solução nem para a segurança nem para questões como a falta de creches e de saneamento básico.

© Agência Brasilaa

Política Meirelles 01/10/14 POR Agência Brasil

"Parte das ações das UPP [Unidade de Polícia Pacificadora] garantiu que o Estado voltasse a ser dono do território. Mas isso não veio acompanhado de um conjunto de políticas públicas como creches, coleta seletiva de lixo", disse. Meirelles, que participou na noite dessa terça-feira do programa Espaço Público, da TV Brasil, destacou ainda que três quartos da população das favelas afirmam ser a favor da pacificação.

PUB

O pesquisador já conduziu mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente no Brasil. É dele, junto com o fundador da Central Única das Favelas (Cufa) Celso Athayde, o livro Um País Chamado Favela, lançado este ano. O estudo é a maior pesquisa feita com moradores de favelas no Brasil. A pesquisa envolveu 63 comunidades de 35 cidades brasileiras. Espaços que concentram 2 milhões de pessoas e movimentam anualmente R$ 64,5 bilhões.

"O cidadão dentro da favela passa a ser mais ciente do seu direito", disse. "O que possibilitou esse processo foi a geração de emprego formal, com os impostos retidos na fonte. Você passa a ver o que paga de imposto sobre a renda e isso muda a lógica de poder do cidadão com o Estado", acrescentou.

A favela, segundo Meirelles, é "unanimidade no processo eleitoral". "O que a gente vê claramente é que a favela passou a ter uma relevância maior na pauta da política", disse. O estudo foi apresentado aos candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), que, segundo ele, "se comprometeram com um conjunto de pautas relacionadas à favela".

O programa Espaço Público é apresentado pelos jornalistas Paulo Moreira Leite e Florestan Fernandes Jr. A edição dessa terça contou com a participação da gerente da Agência Brasil, Lana Cristina.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anya-Taylor Jo 16/05/24

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 22 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 3 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

fama LUCIANA-GIMENEZ Há 19 Horas

Luciana Gimenez comemora formatura do filho, Lucas Jagger, na Universidade de Nova York

mundo Aviões 16/05/24

Funcionário de aeroporto cai de avião na Indonésia após remoção de escada

esporte Ranking Há 12 Horas

Com Neymar, Forbes divulga lista dos atletas mais bem pagos do mundo

brasil CHUVA-RS Há 23 Horas

Aumenta para 151 o número de mortos na tragédia no Rio Grande do Sul

economia Educação 16/05/24

Governo propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

mundo Streaming Há 18 Horas

Mãe detona quem critica filho gay: "Pior era se fosse homofóbico"

esporte Antero Greco Há 23 Horas

Antero Greco, comentarista da ESPN e ex-editor do Estadão, morre aos 69 anos