Flamengo inicia 2019 com perda de patrocínio e Caixa sob risco

Parceira há cinco anos, a Caixa tem acordo de R$ 25 milhões por ano com o rubro-negro; a questão é que Jair Bolsonaro já sinalizou que vai fechar a torneira com este tipo de apoio estatal

© Gilvan de Souza / Flamengo

Esporte DINHEIRO 24/12/18 POR Folhapress

Clube com o uniforme 'mais valioso' do Brasil, o Flamengo inicia 2019 com o desafio de repor perdas de receitas com patrocínios de sua camisa.

PUB

A Carabao, que expunha sua marca nas mangas, já está de saída. Pelo acordo inicial, os tailandeses investiriam quase R$ 200 milhões no clube, mas os valores estavam atrelados à venda de bebidas.

Os resultados não foram como o esperado e a empresa teve de refazer seu contrato com o Fla, reduzindo para aproximadamente R$ 100 milhões. A diminuição deste aporte fez com que a patrocinadora não ocupasse o espaço mais nobre do 'manto sagrado', algo que estava previsto em contrato.

+ PSG deve vender Neymar ou Mbappé para não ser punido pela UEFA

O patrocínio master é outra questão ainda indefinida para o ano. Parceira há cinco anos, a Caixa tem acordo de R$ 25 milhões por ano com o Rubro-negro. A questão é que Jair Bolsonaro, novo presidente do Brasil, já sinalizou que vai fechar a torneira com este tipo de apoio estatal.

Há ainda um novo entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), que definiu que é "irregular a prorrogação de contratos de patrocínio" de empresas estatais, uma vez que os mesmos "não se constituem em serviço de natureza contínua". Este acórdão pode complicar a vida de clubes de dependem dos recursos do banco.

+ Fãs encontram Neymar descalço em loja de conveniência; vídeo

Apesar destas incertezas, há uma boa razão para comemorar. Patrocinadora do clube desde 2016, a MRV renovou até 2020 e seguirá ocupando as costas da camisa do Flamengo. Segundo o jornal 'O Globo', o novo acordo saltou de R$ 16 milhões para R$ 20 milhões. De acordo com o balanço rubro-negro de 2017, o Fla embolsou na casa de R$ 90 milhões com patrocínios (incluindo valores recebidos da fornecedora de material).

O clube ainda estampa as marcas da empresa de alimentos Kodilar, da plataforma digital Descomplica, da Universidade do Brasil e da empresa de telefonia Tim. A previsão da nova direção rubro-negra é que todas as propriedades disponíveis no uniforme sigam completas neste próximo ano. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo TikTok Há 21 Horas

Adolescente descobre que seu melhor amigo era um ator contratado pela tia

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Cão abraça perna de voluntária após ser resgatado em Rio Grande do Sul

esporte Schumacher Há 20 Horas

Família coloca relógios de Schumacher à venda: "Motivo é desconhecido"

fama Gracyanne Barbosa Há 20 Horas

Gracyanne vive em apartamento de 18m² em SP após separação de Belo

mundo EUA Há 20 Horas

Homem contrai bactéria 'comedora de carne' após caminhada na praia nos EUA

fama ANITTA-CANTORA Há 15 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 12 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama CAROL-NAKAMURA Há 17 Horas

Carol Nakamura rebate críticas por estar no Rio Grande do Sul

fama LUISA-MELL Há 16 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul