Ex-governador do ES, Gerson Camata é morto a tiros em Vitória

Político aposentado, ele ainda exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011, foi vereador, deputado estadual e deputado federal

© Marcos Brandão/Senado Federal

Política Crime 26/12/18 POR Folhapress

O ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, 77, foi morto na tarde desta quarta-feira (26) no bairro da Praia do Canto, em Vitória. Ele recebeu um tiro no pescoço, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

PUB

O autor dos disparos, Marcos Venicio Moreira Andrade, 66, foi preso no local do incidente por policiais militares que estavam de folga. Em depoimento à polícia, ele confessou o crime.

Andrade foi assessor de Camata durante mais de 20 anos e era alvo de uma ação judicial movida pelo ex-governador. Por causa desta ação, Andrade teve R$ 60 mil bloqueados em uma de suas contas bancárias.

Em depoimento, ele afirmou que foi tirar satisfações do ex-governador ao encontrá-lo em uma rua na Praia do Canto, bairro onde o agressor mora. Após uma discussão verbal, o ex-assessor sacou uma arma e disparou contra o ex-governador.

A arma era registrada em nome de Marcos Venício, mas estava com o registro vencido e em situação irregular. Andrade está sendo ouvido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

+ Impedido de deixar a prisão, Lula manda carta para se despedir de amigo

+ Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro de Israel na sexta-feira

Em entrevista à imprensa, o secretário da segurança pública do Espírito Santo, Nylton Rodrigues, afirmou que Marcos Venício demonstrou ressentimento em relação ao ex-governador.

"Não acreditamos que tenha algo que não sido tenha sido premeditado. Até pela tranquilidade e pela calma com que Marcos Venicio confessou o crime", afirma.

Andrade é economista e chegou a ser diretor-presidente da Banestes Seguros, órgão ligado ao governo do Espírito Santo, em 2005, durante a primeira gestão do atual governador Paulo Hartung (sem partido).

Em 2009, após romper com o padrinho político, Andrade acusou Camata de receber propinas de empreiteiras, ter fraudado prestações de contas eleitorais e de obrigar funcionários a pagar despesas pessoais dele com seus salários do Senado. As acusações foram feitas em entrevista ao jornal O Globo. Na época, Camata negou as acusações.

Em nota, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, lamentou a morte de Camata, classificando o crime como bárbaro e decretou luto oficial de sete dias no estado.

"Gerson foi o primeiro governador eleito no nosso Estado no período de redemocratização do país. Fez um governo realizador e que entrou para a história dos capixabas. O Espírito Santo perde uma de suas principais lideranças", afirmou.

Gerson Camata foi governador do Espírito Santo entre 1983 e 1986 pelo PMDB. Também exerceu três mandatos consecutivos no Senado, entre 1987 e 2011.

Formado em economia, Camata ganhou projeção como jornalista. Foi como apresentador da rádio Cidade de Vitória, onde comandava o programa Ronda da Cidade.

Começou a carreira política em 1967 como vereador em Vitória. Em 1971, assumiu uma cadeira de deputado estadual. Entre 1975 e 1983 foi deputado federal.

Na sua gestão frente ao governo do Espírito Santo ficou marcada pela construção de rodovias em cidades do interior do estado, o que lhe rendeu a alcunha de "governador das estradas".

Camata era casado com a ex-deputada federal Rita Camata, que em 2002 foi candidata a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB).

Desde 2011, não disputava cargos eletivos. Com informações da Folhapress.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos