Prévias do varejo apontam para o melhor Natal dos últimos quatro anos

O resultado, no entanto, ainda está distante dos níveis pré-crise, ponderam economistas

© Rovena Rosa/Agência Brasil

Economia otimismo 27/12/18 POR Estadao Conteudo

Depois de um ano turbulento para o varejo, afetado por greve dos caminhoneiros, Copa do Mundo e eleições, o consumo reagiu na reta final. Os primeiros dados, divulgados ontem, indicam que o Natal de 2018 teve um dos melhores desempenhos dos últimos anos. O resultado, no entanto, ainda está distante dos níveis pré-crise, ponderam economistas.

PUB

Dois indicadores que são termômetro do comércio apontam para a tendência de retomada. Nas compras a prazo, por exemplo, as consultas feitas por lojistas para checar a situação de crédito dos consumidores aumentaram 2,66% entre os dias 4 e 24 deste mês, em relação a 2017. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e o SPC Brasil, esse foi o maior avanço desde 2014.

Também a receita nominal do varejo, que inclui todos os meios de pagamento e não desconta a inflação, teve aumento expressivo na semana do Natal. Cresceu 7,7% em relação ao mesmo período de 2017, puxada principalmente pelas quantidades vendidas, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado. Esse foi o melhor resultado do indicador para o período pré-natalino desde 2015.

Nos shoppings, as vendas avançaram 5,5% este ano em relação ao Natal de 2017, quando o ritmo tinha sido um pouco menor, de 5%, segundo levantamento preliminar feito pela Associação de Lojistas Brasileira de lojistas de Shopping (Alshop). "O Natal salvou o ano", afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. Ele diz que as lojas de shoppings vão terminar 2018 com crescimento de 6% nas vendas. "Podemos festejar o resultado do Natal e do ano."

O economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, é mais cauteloso. "Foi um Natal bom para as circunstâncias", disse. "Tivemos um ano bastante tumultuado, por conta do período eleitoral. Antes, nossa incerteza era total. Agora, temos meia incerteza." O economista projeta crescimento real - descontada a inflação - de 2% a 3% nas vendas deste Natal em relação à mesma data de 2017. Taxa semelhante é esperada pela Confederação Nacional do Comércio, de 3,1%.

Com uma participação pequena nas vendas totais do varejo (de apenas 4%), o comércio eletrônico registrou um forte crescimento no Natal deste ano: o faturamento foi de R$ 9,9 bilhões no Natal, o que representa alta 13,5% em relação ao mesmo período de 2017, segundo a consultoria Ebit - Nielsen.

Dólar fecha acima de R$ 3,90 e Ibovespa recua

Confiança. Para a economista-chefe do SPC/Brasil, Marcela Kawauti, os resultados positivos do Natal refletem, especialmente, a maior confiança da população com a economia.

Dois indicadores de confiança da Fundação Getulio Vargas (FGV) deste mês mostram que o brasileiro está mais otimista dos dois lados do balcão. O Índice de Confiança do Consumidor atingiu 93,8 pontos, a maior marca desde abril de 2014. A confiança dos empresários do varejo foi a 105,1 pontos este mês, o maior resultado desde abril de 2013, segundo a FGV.

"Com a definição do quadro eleitoral e a volta da previsibilidade, os empresários gradativamente começam a retomar planos engavetados", diz Marcela. Um levantamento preliminar da Alshop revela que 30 empresas do comércio pretendem abrir quase mil lojas em 2019 e contratar 8 mil trabalhadores.

A economista pondera no entanto que os resultados do varejo, apesar de apontarem para um tendência favorável para 2019, ainda estão longe dos níveis alcançados antes da crise. "Só a melhora da confiança não é suficiente para ter crescimento." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e Estadão Conteúdo. 

Leia também: Entenda a reforma da previdência municipal de São Paulo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 23 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 19 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 21 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 18 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 22 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama Marla Adams Há 22 Horas

Atriz Marla Adams morre aos 85 anos