7 dicas para manter os quilos perdidos na dieta

Não se prender a projetos esporádicos é o melhor método para ter um equilíbrio entre peso ideal e qualidade de vida

© iStock (Foto ilustrativa) 

Lifestyle Emagrecer 28/12/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em junho de 2018 pelo Ministério da Saúde, constatou que a obesidade afeta 18,9% dos brasileiros, com mais da metade da população (54%) vivendo no sobrepeso.

PUB

+ Saiba todos os efeitos do sódio em quem sofre de pressão alta

Entre os jovens, a incidência aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). O crescimento foi menor nas faixas de 45 a 54 anos (45%), 55 a 64 anos (26%) e acima de 65 anos (26%). A pesquisa, feita com maiores de 18 anos em 26 capitais e no Distrito Federal.

Diante de um cenário como este, fica evidente, cada vez mais, a importância de se manter uma dieta balanceada como peça-chave na melhoria da qualidade de vida. Mas, isso não deve acontecer somente às vésperas de épocas como o Verão. É o que alerta a especialista em clínica médica e nutrição funcional, Sarina Occhipinti. Para que isso aconteça, é preciso mudar o jeito de pensar as coisas e encarar a dieta. Confira abaixo, sete dicas da especialista:

1. Emagrecer não é fácil, mas é possível

Quem já foi obeso sabe como emagrecer é complicado! Você precisa abrir mão de comer muitas coisas que gosta e optar por outros alimentos saudáveis. “Qualquer dieta funciona. O problema é que, quando o corpo perde peso, o metabolismo cai também. Então, no caso de dietas tipo projeto verão, estudos demonstram que praticamente cem por cento das pessoas que perdem peso voltam a ganhá-lo quando acaba a estação. Trata-se do efeito sanfona, que sempre ocorre porque recuperar o peso é uma defesa do organismo”, explica Sarina, que completa: “Por isso, é preciso engatar em um projeto com dedicação, prática de atividades físicas e boca fechada. Assim, conseguirá rapidamente perder peso”.

2. A chave é não sofrer

É preciso investir em um projeto de emagrecimento para a vida. “Você deve trabalhar no cerne do que te leva a engordar, que são seus hábitos. O primeiro ponto a ser considerado é que emagrecer não pode ser um sofrimento, a transformação deve partir do desejo de bem-estar e felicidade. Você não pode deixá-la de lado para alcançar o peso que deseja. Seja por motivos de saúde ou para se sentir melhor, perder peso não deve ser um sofrimento”, comenta.

A chave está no autoconhecimento. A força para conquistar os resultados vem de dentro, do desejo. “Por isso, é preciso trabalhar também o lado psicológico, escolher um estilo de vida confortável para você. Tentar emagrecer de forma descontente e se impondo restrições e dificuldades não é certo”, afirma Sarina.

3. Procure acompanhamento profissional

Usar dietas de amigos ou de celebridades não é uma boa opção. “A genética, os hormônios, o metabolismo e até mesmo os aspectos psicológicos de cada um são fatores importantes e individuais. Ou seja, pessoas diferentes têm reações diferentes, por isso, é fundamental uma dieta personalizada”, aconselha a especialista.

4. Fique de olho no metabolismo

A redução da ingestão de 15% nas calorias pode diminuir a entrada de 40% do hormônio tireoidiano dentro da célula. E o que isso provoca? A diminuição do metabolismo. A cada ano, ele pode diminuir em até 400 calorias, o que faz com que você engorde muito mais se voltar a ingerir o que comia antes. O ideal é investir em estratégias que o enganem.

Para a especialista, isso pode ser feito com aumento de massa magra, ingestão de determinados alimentos, uso de medicamentos e aumento da gordura marrom, que tem sido a grande promessa. Outra dica para aumentar o metabolismo é tomar banhos frios.

5. Mantenha a mente sadia e tranquila

Mente sã, corpo são! “O cérebro é neuroplástico, isto é, aceita a programação que você mandar. Então, treine sua mente para ser magro. E como fazer isso? Com exercícios! Defina suas metas, sempre dentro do seu ritmo”, diz Sarina.

Utilize métodos de hábitos e recompensas, com atitudes magras. Dessa forma, seu cérebro busca prazer e, ao ficar bem treinado. “Por exemplo, ao ficar chateado, faça uma corrida ou assista a um bom filme, não compense as tristezas com comida. O processo pode ser demorado, mas vale a pena”, completa.

6. Treine progressivamente

Para emagrecer, a prática de atividades físicas precisa ser sempre desafiadora. Se você parar de treinar, vai engordar. Se treinar sem progressão, vai engordar. “Por isso, desafie seu corpo a se superar constantemente. Mais uma vez, tenha o acompanhamento para realizar atividades físicas, para evitar problemas de saúde”, reforça.

7. Queira de verdade emagrecer

Emagrecer depende de disciplina e, acima de tudo, de um desejo interno. “Lembre-se também que todo excesso é ruim. É preciso manter o equilíbrio para garantir uma vida saudável e prazerosa. Isso significa até mesmo que você pode sair da dieta, às vezes, só não vale deixar de lado sua felicidade”, finaliza a especialista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 10 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 19 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 15 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 19 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 12 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'