Apenas 8% das pessoas conseguem manter a dieta no fim de ano

Especialista em clínica médica e nutrição funcional dá dicas de como manter o equilíbrio nesta época

© iStock

Lifestyle PESQUISA 28/12/18 POR Notícias Ao Minuto

Você costuma furar a dieta durante as festas de Natal e Réveillon? Pois saiba que não é só com você que acontece isso. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), apenas 8% dos entrevistados informaram conseguir manter a dieta nessa época do ano, contra 37% que assumiram sair completamente da rotina e 55% que se permitem sair da dieta, mas buscam equilibrar os alimentos.

PUB

+ 7 dicas para manter os quilos perdidos na dieta

“É uma época de excessos alimentares para muita gente. Mas, com a mudança de comportamento e escolhas mais inteligentes, é possível se divertir e manter a alimentação saudável”, explica Sarina Occhipinti, médica especialista em Clínica e Nutrição Funcional.

Uma das recomendações da especialista é abandonar o hábito de aceitar tudo que está sendo servido, para não correr o risco de parecer um convidado grosseiro. “A alimentação é uma escolha individual e nenhum anfitrião, por mais bem-intencionado que seja, pode te obrigar a comer. Escolha os alimentos mais indicados para você e não se sinta culpado em recusar aquilo que prejudicará sua dieta”, diz.

Segundo ela, também é recomendável – com ajuda de um profissional - programar um jejum de 16 a 18 horas no período que antecede as festas. “No dia da ceia, o ideal é alimentar-se de forma mais leve, ingerindo saladas e frutas pouco doces. Outra dica bacana é guardar um pedaço da sobremesa e comê-la apenas no fim da festa. Isso evita que a pessoa caia na tentação de repetir várias vezes”, orienta.

Low carb combina com Natal?

Para aqueles que seguem a dieta LCHF (Low Carb, High Fat), que restringe o consumo de carboidratos, Sarina orienta escolher alguns alimentos que sempre aparecem nas ceias tradicionais. "Peru e pernil assado são boas opções de carne, pois servem como fonte de energia. Os queijos, principalmente os gordos (como parmesão), quase não têm carboidratos. Algumas frutas vermelhas, como morango e cereja, contém pouquíssima quantidade de carboidratos e são ótimas opções", aconselha.

O poder das oleaginosas

Na busca por uma alimentação saudável, muitas pessoas acham que devem retirar a gordura do cardápio. Entretanto, alguns alimentos são fontes de gorduras saudáveis, nos ajudando a ter uma vida melhor sem intoxicar nosso organismo. "Nas festas de fim de ano temos diversas opções de alimento que se encaixam nessa categoria. Nozes, avelãs, castanhas e amêndoas são ótimas escolhas. Azeite extravirgem e alguns peixes, como o salmão e a sardinha, também são recomendados", diz.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Real Madrid Há 23 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo

mundo Tenerife Há 20 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

fama Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

fama BELO-CANTOR Há 2 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

fama MADONNA-CANTORA Há 23 Horas

Luciano Huck se encontra com Madonna, mas não grava entrevista para Domingão

fama Relacionamentos Há 19 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

mundo RÚSSIA-DEFESA Há 22 Horas

Kit para bomba 'burra' da Rússia muda cenário na Guerra da Ucrânia

brasil RS Há 19 Horas

Guaíba tem alerta de inundação extrema e portão 14 rompe em Porto Alegre

tech Política Há 18 Horas

X de Musk tira Brasil da lista de países em que permite anúncios políticos