Trump cancela planos de Ano Novo devido à paralisação do governo

O republicano já tinha cancelado os planos no Natal

© DR

Mundo shutdown 29/12/18 POR Lusa

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou os seus planos para celebrar o Ano Novo e vai permanecer em Washington, enquanto se negocia o fim da paralisação parcial ('shutdown') do governo federal, anunciaram fontes da Casa Branca. O chefe interino da Casa Branca, Mick Mulvaney, disse que Trump vai continuar trabalhando com os congressistas para um acordo que permita o retomar da atividade da Administração. O republicano já tinha cancelado os planos no Natal.

PUB

As negociações entre democratas e republicanos para acabar com a paralisação parcial ('shutdown') do governo federal dos Estados Unidos fracassaram na quinta-feira (27) e deverão continuar na próxima semana.

Trump recusa aprovar um projeto de orçamento preparado pelo Congresso se não integrar o financiamento de um muro na fronteira com o México, no valor de 5 milhões de dólares (R$ quase 16 milhões).

+ Presidente do Iraque convida papa a visitar o país

A oposição democrata, que recusa votar este artigo do projeto, propõe alocar 1,3 milhão de dólares para melhorar o sistema de vigilância na fronteira.

Sem orçamento, muitos ministérios e agências governamentais fecharam as portas no sábado de manhã, deixando cerca de 800.000 funcionários em licença sem vencimento ou, em serviços considerados essenciais, forçados a trabalhar sem remuneração em pleno período de festas.

Na sexta-feira, Donald Trump ameaçou fechar a fronteira com o México se os democratas não incluírem no orçamento o financiamento do muro para separar os dois países.

"Seremos obrigados a fechar completamente a fronteira sul se os democratas obstrucionistas não nos derem o dinheiro para terminar o muro e também para mudar as nossas ridículas leis migratórias", escreveu Donald Trump na sua conta no Twitter.

+ Acidente em mina deixa pelo menos cinco mortos na China

O chefe de Estado acrescentou considerar que o encerramento da fronteira seria uma "operação rentável", argumentando que "os Estados Unidos perdem taaaanto (sic) dinheiro com o comércio com o México sob o NAFTA [Tratado Norte-Americano do Comércio], mais de 75 milhões de por ano (sem incluir o dinheiro da droga que seria muitas vezes este montante)". Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Mundo EUA 10/05/24

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

Mundo EUA 10/05/24

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

Mundo Youtuber 10/05/24

Youtuber mata colega a facadas durante live na Coreia do Sul

Mundo TikTok 10/05/24

Jovem viraliza por nunca ir aos casamentos das amigas; entenda o motivo

Mundo SAÚDE-VACINA 10/05/24

AstraZeneca para de fabricar e distribuir vacina contra a Covid

Mundo Animais 10/05/24

Concurso seleciona as fotografias de animais mais divertidas do ano; veja

Mundo CLIMA-TEMPERATURA 10/05/24

Abril de 2024 foi o mais quente da história, diz observatório Copernicus

Mundo Guinness World Records 10/05/24

Aos 106 anos, homem torna-se no mais velho a saltar de paraquedas

Mundo EUA-MORTE 10/05/24

Homem negro morre em abordagem de policial que pode ter entrado em apartamento errado nos EUA

Mundo RÚSSIA-UCRÂNIA 10/05/24

Rússia ataca norte da Ucrânia e abre nova frente na guerra