Ministério Público debate saúde e direito no Rio

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) reuniu hoje (20) representantes da sociedade civil, especialistas, gestores e outras autoridades para debater problemas e soluções envolvendo direito e saúde no estado. Alguns dos temas discutidos foram a concretização do direito fundamental à saúde, judicialização do acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), exames, consultas e procedimentos, além da regulamentação no número de leitos.

© Reuters

Brasil Discussão 20/10/14 POR Agência Brasil

Subprocurador-geral de Justiça e Administração, José Eduardo Ciotola Gussem explicou que o objetivo do evento é fortalecer a atuação do MP-RJ na área da saúde. “Nos últimos seis anos, o Ministério Público ampliou fortemente o trabalho nessa área, com procuradorias dedicadas exclusivamente ao setor. Junto com a sociedade civil, gestores, usuários e profissionais do SUS, queremos concretizar a defesa coletiva do direito do cidadão à saúde”, enfatizou.

PUB

Um dos temas mais discutidos foi a regulação dos leitos. Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz apontou a questão como fundamental para garantia do acesso igualitário ao SUS. “Se todas as especialidades estivessem na regulação, não haveria tantas filas de espera. Os três entes (federal, estadual e municipal) precisam desenvolver ações de planejamento mais precisas, para evitar o 'desperdício' de vagas e garantir leitos a todos os pacientes”, ressaltou.

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas, Lenir Santos abordou a questão da judicialização da saúde. Segundo ela, o crescimento do número de ações judiciais gerou a desigualdade no acesso ao SUS, "porque, quem consegue liminar, acaba passando à frente de pessoas que estão há meses esperando por atendimento, exame ou medicamento”, comentou Lenir.

Para a promotora de Justiça e coordenadora de saúde do MP-RJ, Denise Vidal, o SUS é universal, "mas é preciso discutir e estabelecer prioridades para efetivar o acolhimento a todos. Buscamos reunir diferentes profissionais e ouvir todos os lados para construir acordos e pactos que melhor atendam à população”, finalizou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 13 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 15 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 14 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

brasil CHUVA-RS Há 16 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 12 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon