Analistas apontam bom momento para fazer privatizações no Brasil

Jair Bolsonaro é empossado na terça-feira, em Brasília, e já afirmou que a venda das empresas públicas e outros ativos estatais

© .

Economia Económico 31/12/18 POR Lusa

Analistas contatados pela Agência Portuguesa de Notícias Lusa defenderam que a chegada ao poder do novo Presidente eleito, Jair Bolsonaro, representa um bom momento político e econômico para avançar com as privatizações no Brasil e demonstram uma expectativa positiva para estas vendas.

PUB

"Este é seguramente um bom momento político para fazer privatizações", afirmou à Lusa Claudio Salles, presidente do Instituto Acende Brasil, um observatório do setor elétrico do país, defendendo que a sociedade brasileira está "perante a evidência clara dos malefícios causados pelo uso abusivo das empresas públicas".

Confira os direitos de quem pede aposentadoria ao INSS

Desde logo é apontado o caso da petrolífera estatal Petrobras, envolvida nos últimos anos em casos de corrupção com o poder político.

Jair Bolsonaro é empossado na terça-feira, em Brasília, e já afirmou que a venda das empresas públicas e outros ativos estatais pode ser a chave para equilibrar as contas públicas, apesar de garantir que não pretende "vender tudo".

Para Claudio Salles, os brasileiros já perceberam a "incapacidade dos governos" para gerirem as empresas públicas e do Estado para "realizar os investimentos" que estas precisam.

O responsável do Instituto Acende afirma que ao Estado cabe garantir a Saúde, a Educação e a Segurança, pelo que o que não se enquadra nestas áreas, diz, deve ser privatizado. Fazendo o Estado o seu papel de controle do mercado através da regulação e de regras de concorrência que "criem um ambiente competitivo saudável".

Este é um princípio geral, mas sobre o qual abre, no entanto, algumas exceções, como a parte de produção e exploração de gás e petróleo da Petrobras, que defende que deve ser mantida nas mãos do Estado "por mais algum tempo", por serem ativos estratégicos para o país.

Já as refinarias ou mesmo os gasodutos, afirma, devem ser privatizados.

Na área bancária, com exceção da área do apoio à agricultura desenvolvido pelo Banco do Brasil, tudo o resto deveria ser privatizado, no entender do presidente do Acende.

"Avaliando o cenário nacional, este é o melhor momento para realizar o processo de privatizações", disse também, à Lusa, Ricardo Hiraki Maila, fundador e responsável da Plano Consultoria, consultora empresarial com dez anos de experiência no Brasil.

Do ponto de vista político, Ricardo Maila defende que o governo, que entrará em funções em 01 de janeiro, liderado por Jair Bolsonaro, é aquele que tem, "desde a redemocratização" do país, mais "propostas de reformas e mudanças no sistema", o que considera ser um sinal positivo.

Porém, alerta, o "novo governo precisará lidar com uma grande pressão da oposição política e popular" e "o processo de privatizar costuma ser mal visto pelo viés mais social".

Ainda assim, aponta como meta para o mandato de quatro anos do novo Presidente "mais de 100 privatizações", considerando, porém que "cada empresa tem a sua particularidade e será necessário tratar cada caso isolado".

Já para Thais Prandini, da Thymos Energia, consultora da área da energia, o momento político atual é favorável a que se "privatize o que se pode privatizar" no Brasil.

Thais Prandini também defende as privatizações, mas é mais contida sobre o que se deve privatizar.

Na Petrobras, por exemplo, diz que há medidas a serem tomadas "para melhorar a sua performance financeira", mas "não privatizar nos próximos anos".

No entanto, considera que o governo Bolsonaro deveria privatizar "todas as empresas que geram prejuízos elevados, que estão sugando o Estado".

Apesar de reconhecer que o momento político "é bom", duvida "se é o melhor". A equipe governamental de Bolsonaro "é muito bem preparada", mas adianta que "há muitas restrições a grandes privatizações que mexam com a estrutura do país".

Do ponto de vista econômico, os analistas contatados pela Lusa consideraram também ser este o momento certo para acelerar o processo de privatizações no país, apoiando assim as promessas de Bolsonaro neste campo.

Ricardo Maila defende ser "extremamente necessária a redução" de empresas estatais no país. "E o novo governo precisará injetar dinheiro no mercado para acelerar a retoma do crescimento", acrescenta.

Além disso, considera o especialista, o Brasil "tem um orçamento já bastante restrito e frágil devido à crise dos últimos três anos", pelo que "a venda de ativos se torna fundamental para financiar o crescimento, além de enxugar a máquina pública, que é cara e ineficiente".

Assim, defende que "parte das privatizações devem ocorrer no modelo 'golden share'", apontando como exemplo de sucesso o caso da Embraer, empresa aeronáutica, por permitir ao governo ainda "ter certo poder sobre a empresa".

Também Claudio Salles, do Instituto Acende Brasil, defende que as promessas de Bolsonaro, de menos Estado, fazem sentido no momento econômico que o país atravessa, por serem "duplamente vantajosas".

Porque criam condições para atrair investimento, que o país precisa, e "benefícios para empresas, economia e consumidores", afirmou.

"As empresas valorizam-se, tornam-se mais eficientes e ficam blindadas em relação a malefícios como a corrupção", acrescentou.

Além disso, recorda, geram um encaixe para o Estado, que precisa de combater o défice das contas públicas, que foi de 14,4 mil milhões de reais (3.300 milhões de euros) no primeiro semestre de 2018, mesmo assim o melhor resultado para o período desde 2015, segundo dados do banco central brasileiro.

O Brasil tinha no final do primeiro semestre deste ano 138 empresas estatais federais, segundo o último boletim trimestral divulgado pelo Ministério do Planejamento, e 91 delas detidas pelos seis grandes grupos nacionais estaduais: Petrobras, Eletrobras, Banco do Brasil, BNDES, Caixa e Correios.

O Governo do Presidente Michel Temer, que está a cessando funções, fechou o seu ciclo de privatizações na sexta-feira passada, com a venda em leilão bolsista de uma empresa do grupo estatal federal Eletrobras, a Companhia Energética de Alagoas. Com informações da Agência Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 7 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 9 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 10 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 10 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 7 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 8 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia