Nasa transmite ‘ao vivo’ aproximação de sonda a planeta anão

Sonda New Horizons vai passar por ‘Ultima Thule’ nos confins do Sistema Solar no ano novo

© Nasa / JHUAPL / SwRI

Tech MOMENTO HISTÓRICO 31/12/18 POR Notícias Ao Minuto

A sonda New Horizons, da Nasa, vai atingir um marco incrível nos primeiros minutos de 2019. O aparelho vai alcançar os confins do Sistema Solar na madrugada desta terça-feira (1º) e cruzar o planeta-anão denominado 'Ultima Thule', a uma distância de cerca de 3,5 mil quilômetros, fazendo o sobrevoo mais distante já realizado por um equipamento humano da história. A Nasa fará a transmissão "ao vivo" deste momento histórico em dois momentos, segundo o jornal 'O Globo':

PUB

+ Sonda da Nasa atinge ponto mais distante do sistema solar em 2019

A manobra vai ser transmitida “ao vivo” pela agência espacial americana em dois momentos chave: de 3h15 às 3h45 deste dia 1º (horário de Brasília), com uma contagem regressiva e animações da efetiva aproximação máxima da New Horizons de Ultima Thule, prevista para as 3h33; e de 12h45 às 13h15, quando a Agência Espacial deve receber os primeiros dados da sonda, que levam cerca de 6 horas para viajar na velocidade da luz pelos 6,63 bilhões de quilômetros de distância. Contudo, quem quiser assistir a transmissão deverá usar canais "não oficiais" na internet, como o YouTube do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins (JHUAPL), cujos cientistas lideram a missão junto a colegas do Instituto de Pesquisas Southwest (SwRI). A Nasa não fará a transmissão devido à paralisação do governo americano.

Lançada ao espaço em janeiro de 2006 com destino a Plutão, a sonda passou pelo planeta anão que um dia já fez parte do nosso sistema solar em julho de 2015. O Ultima Thule integra o chamado Cinturão de Kuiper, que são considerados verdadeiros fósseis da formação do Sistema Solar. Devido à enorme distância, os conhecimentos atuais sobre o Ultima Thule são muito limitados, mas observações anteriores feitas com o telescópio Hubble indicam que o corpo celeste possui entre 20 e 35 quilômetros de diâmetro e formato bilobado (dois lóbulos), contudo a hipótese de que sejam dois corpos separados em órbita muito próxima (binário) não está descartada.

"A New Horizons vai mapear Ultima, a composição de sua superfície, determinar se e quantas luas ele tem e descobrir se tem anéis ou mesmo uma atmosfera. E a sonda vai fazer outros estudos também, como medir a temperatura de Ultima e talvez até sua massa. Num período de apenas 72 horas, o Ultima será transformado de um ponto de luz, um pontinho à distância, em um mundo totalmente explorado. Será de perder o fôlego", diz Alan Stern, cientista-chefe da missão junto ao SwRI, em comunicado recente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 10 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech Ataque Há 7 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 2 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Redes Sociais Há 38 mins

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

lifestyle Signos Há 7 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!