Posse de Bolsonaro é destaque na mídia internacional

Imprensa destacou medo e esperança de ter o capitão como líder

© Reuters / Ricardo Moraes

Mundo repercussão 01/01/19 POR Ansa

A cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, realizada nesta terça-feira (1) em Brasília é destaque em diversos veículos da imprensa internacional.

PUB

A notícia ganhou a página principal do jornal italiano "Corriere della Sera", que escreveu sobre o vídeo publicado por Bolsonaro antes da posse, no qual promete "mudar o destino" do Brasil.

Em análise, o jornal britânico "Financial Times", destacou as expectativas dos apoiadores de Bolsonaro, mas relatou que a equipe ministerial tem vários nomes com pouca experiência política. Entre as preocupações citadas, a publicação relembra as declarações polêmicas e preconceituosas do presidente. A rede "BBC" lembrou que Bolsonaro foi levado à vitória por suas promessas de campanha para conter a corrupção e o crime desenfreado do Brasil.   

O jornal francês "Le Monde" afirmou que em Brasília "reina a emoção" para acompanhar o que Bolsonaro chama de "celebração da democracia". No entanto, o momento marca "a vitória da extrema-direita, do liberalismo militar, climático e econômico no Brasil".   

+ Evo Morales sobre posse de Bolsonaro: 'Somos sócios estratégicos'

Bolsonaro já é o novo presidente do Brasil; acompanhe a posse

Já a publicação norte-americana "Washington Post" faz uma associação entre o presidente eleito e o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, além de afirmar que a cerimônia marca "a mudança mais acentuada do país para a direita desde seu retorno à democracia há três décadas". A agência internacional Associated Press, por sua vez, definiu o brasileiro como "o último entre vários líderes de extrema-direita que chegaram ao poder no mundo utilizando uma onda de ressentimento em relação ao establishment e com promessas de quebrar o status quo".

O "Wall Street Journal" deu ênfase a promessa de Bolsonaro de flexibilizar a permissão para a compra de armas de fogo no Brasil, enquanto que o "New York Times" disse que essa "política marcaria um afastamento significativo das onerosas regras brasileiras para a posse de armas, e especialistas dizem que isso provavelmente exacerbará a carnificina no país".   

Já os jornais espanhóis "El País" e o "El Mundo" ressaltam que este momento marca o início de uma nova era no Brasil. "Os ecos de uma recessão econômica que durou até 2017e as denúncias de corrupção contra o Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o país por 13 anos, impulsionaram a ascensão de Bolsonaro, diz a primeira publicação.   

O "El País" ainda compara o presidente eleito com os governos de Estados Unidos, Israel, Itália e Hungria". Na Argentina, os jornais "Clarín" e "La Nación" também destacaram a cerimônia de posse de Bolsonaro e principalmente o esquema de segurança montado para o evento, que atingiu até a imprensa. Com informações da Ansa. 

Leia também: Jornalistas estrangeiros abandonam posse de Bolsonaro

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida