Marcos Pontes: Ciência nacional precisa da iniciativa privada

Novo ministro também ressalta importância de levar a ciência para os mais jovens, a fim de incentivar a formação de novos profissionais

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Política posse 02/01/19 POR Folhapress

O novo ministro da ciência, tecnologia, inovações e comunicações (MCTIC), o astronauta Marcos Cesar Pontes, defendeu maior participação da iniciativa privada no financiamento da ciência nacional e disse querer aumentar a cooperação com outras pastas.

PUB

Em coletiva realizada antes da cerimônia de posse, na sede do MCTIC, Pontes disse que estão sendo estudados modelos de parcerias hoje existentes para incentivar empresas a investirem em ciência. "Temos olhado centros de inovação, parques tecnológicos e incubadoras existentes em todo o Brasil".

Pontes disse que uma de suas prioridades é a parceria com outros ministérios. "Tem ciência na saúde, na agricultura, na segurança. Podemos ajudar, por exemplo, em projetos de saneamento", disse.

+ Sistema de inteligência foi 'derretido' por Dilma, diz General Heleno

O novo ministro também ressaltou a importância de levar a ciência para os mais jovens, a fim de incentivar a formação de novos profissionais, e motivar os cientistas que hoje estão no país. "Queremos vê-los nas capas de jornais".

Em seu discurso de posse, marcado por uma fala motivacional-patriótica, Pontes relembrou o seu voo para o espaço, no dia 29 de março de 2006, dizendo que o medo de ir para o foguete era semelhante ao de assumir o MCTIC. "O mais importante não é o tamanho do desafio, mas como você encara esse desafio".

Ele reforçou os pilares de suas gestao: gerar conhecimento, produzir riquezas e melhorar a qualidade de vida da população.

A nova equipe do MCTIC é formada por Júlio Semeghini (secretaria-executiva), Marcelo Marcos Morales (secretaria de pesquisa e inovação), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim (secretaria de empreendendorismo e inovação), Antônio franciscangelis neto (secretaria de planejamento, cooperação, projetos e controle), Eli Chaves Gurgel do Amaral (secretaria de rádiodifusao), Elisio Goes de Oliveira Meneses (secretaria de telecomunicações). COm informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 13 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 15 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 13 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 14 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 13 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 15 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

fama Bastidores da TV Há 6 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

esporte Arábia Saudita Há 14 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens