Comércio varejista discute no Rio dificuldades do setor

Nos últimos anos os shopping centers aceleraram o processo de crescimento e hoje existe muito espaço e pouco lojista para tanto espaço disponível. Cerca de 450 milhões de pessoas passam mensalmente pelos centros comerciais. Segundo Sahyoun, esses empreendimentos estão sendo inaugurados com 50% da sua capacidade. o que demonstra a necessidade de buscar alternativas para levar o empresário para dentro do shopping.

© Reuters

Economia Shopping 28/10/14 POR Agência Brasil

O dirigente da Alshop ressaltou, no entanto, que, mesmo com essa dificuldade, as vendas do natal não estão comprometidas. A expectativa é que, a partir do natal, o setor retome o crescimento. Sahyoun estima que sejam injetados agora na economia mais de R$ 50 bilhões, com o pagamento do décimo terceiro salário. "O natal não está comprometido. Sempre, em épocas de crise, o setor sempre superou as dificuldades no natal", lembrou.

PUB

Nos últimos anos, com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas ferramentas e redes sociais na internet, criaram-se outras formas de venda. Para os especialistas a compra pela internet dá apoio ao varejo de loja e não compromete as vendas em espaços físicos.

"As vendas pela internet vêm crescendo muito, mas as empresas profissionais estão trabalhando em muitos canais. Além disso, a internet não atinge algumas coisas, como os sorteios que os shopping centers fazem, não tem condições de fazer uma decoração de natal. E os shopping centers não param de buscar o crescimento", enfatizou Sahyoun.

O chefe do Departamento de Produtos de Comunicação dos Correios, Antônio Braquehais, atentou para uma nova visão do comportamento do consumidor e uma opção em termos de crescimento de usuários em redes sociais. Para Braquehais, houve uma revolução no ambiente virtual e, a cada ano, mais e mais pessoas experimentam, fazendo com que aumente significativamente o volume de negócios no comércio eletrônico.

Segundo ele, o faturamento das empresas com atedimento online cresceu significativamente, chegando, no ano passado, a R$ 400 bilhões, e atraindo mais e mais consumidores e mais e mais produtos. "A realidade, hoje, é que o consumidor está mais conectado, todos nós, no dia a dia, estamos conectados por meio de dispositivos novos, de ferramentas que estão à disposição dos usuários na internet." Braquehais destacou ainda a importância de testar essas ferramentas para saber qual delas o consumidor prefere, se é o contato por e-mail, se é o serviço de mensagens (sms), telemarketing, mala direta, e identificar o cliente e entender o público-alvo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 12 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 9 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 9 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

mundo EUA Há 12 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 11 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

esporte Luto Há 8 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

fama Acidente Há 8 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 12 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 10 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

justica Feminicídio Há 12 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano