Disco de violinista americana e pianista brasileira prima por fluidez

Em 'Images of Brazil', Francesca Anderegg e Erika Ribeiro tocam obras de Villa-Lobos e Gnattali

© Divulgação

Cultura Música 03/01/19 POR Folhapress

Em 2015, a violinista norte-americana Francesca Anderegg procurava um pianista local para acompanhá-la nos concertos que faria no Brasil.

PUB

Acabou encontrando Erika Ribeiro, com quem mal teve tempo de realizar alguns ensaios. Apesar disso, a afinidade musical foi imediata e as apresentações pontuais se tornaram um projeto de longo prazo. Tocaram juntas também em Nova York e resolveram gravar um disco com música brasileira. Três anos depois, o resultado é o recém-lançado "Images of Brazil".

+ Thriller remonta em clima angustiante duplo assassinato de 1892

São sete os compositores abordados, todos atuantes nos séculos 20 e 21. A peça mais antiga é a instigante "O Martírio dos Insetos" (1925), de Villa-Lobos. Em três movimentos -"A Cigarra no Inverno", "O Vaga-Lume na Caridade" e "A Mariposa na Luz"-, ele mimetiza os fluxos desses insetos ao violino, numa escrita de grande virtuosidade (destaque-se aqui a interpretação impecável de Anderegg).

Também está presente a "Sonata para Violino n.4", de Camargo Guarnieri. É a obra mais conhecida do disco, que de resto traz algumas joias quase ignoradas do repertório brasileiro: "Três Peças para Violino e Piano", de Guerra-Peixe; "Meloritmias n.4", de Ernani Aguiar; "Flor da Noite", de Radamés Gnattali; "Águas Claras", de Villani-Côrtes; e "Três Canções", de Léa Freire.

Estritamente, não se pode dizer que se trata de um repertório "erudito". A seleção de obras e compositores aponta para uma concepção aberta, que privilegia a coesão musical em detrimento de rótulos tradicionais. O que vai ao encontro a uma tendência de flexibilizar fronteiras e integrar a música de concerto a outros gêneros, contribuindo para sua difusão e desmistificação.

Da mesma forma que o repertório, as jovens musicistas revelam-se flexíveis, colocando sua musicalidade e preparo técnico em prol de cada interpretação. Mostram-se à vontade o tempo todo, ao mesmo em que primam pelo acabamento das peças.

É o primeiro disco de Erika Ribeiro e o segundo de Francesca Anderegg. Formada por Harvard e pela Juilliard School, a violinista tem carreira internacional e é professora no St. Olaf College. Já Erika é parte de uma excelente geração de novos pianistas brasileiros cuja tradição remonta a nomes como Magdalena Tagliaferro, Guiomar Novais e Antonieta Rudge, ainda nas primeiras décadas do século 20.

O título "Images of Brazil" não é só metafórico: cada peça é acompanhada de uma imagem da fotógrafa brasileira Aline Muller, o que, segundo as artistas, foi um ponto de partida para trabalhar a interpretação de cada peça. Imagens e música estabelecem um interessante diálogo, enriquecendo um projeto já impecável por suas qualidades musicais. Com informações da Folhapress.

IMAGES OF BRAZIL

Avaliação ótimo

Gravadora Lançamento Naxos

Artista Francesca Anderegg (violino), Erika Ribeiro (piano)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico