Museu pede devolução de quadro roubado por nazistas

"Vaso de Flores", de Jan van Huysum, pertence aos Uffizi

© Reprodução / Twitter

Cultura segunda guerra 03/01/19 POR ANSA

As Gallerie degli Uffizi, em Florença, na Itália, exigiram da Alemanha a restituição de um quadro do pintor holandês Jan van Huysum roubado por soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

PUB

+ Livro faz passeio gráfico pelas campanhas eleitorais de ontem e hoje

A pintura, chamada "Vaso de Flores", está sob poder de uma família alemã que, apesar dos recorrentes pedidos do Estado italiano, nunca aceitou restituí-la. "Por causa desse caso que atinge o patrimônio das Gallerie degli Uffizi, as feridas da Segunda Guerra Mundial e do terror nazista ainda não foram curadas", declarou, na última terça-feira (1º), o diretor do principal museu renascentista do mundo, Eike Schmidt, que é alemão.

"La Germania restituisca a #Firenze il dipinto rubato dai #nazisti". Appello del direttore Eike Schmidt. Il quadro "Vaso di fiori" di Jan van Huysum fu sottratto a Palazzo #Pitti da soldati della #Wehrmacht durante la Seconda Guerra Mondiale https://t.co/25YQThFmmk pic.twitter.com/rImfrC918L

— Gallerie Uffizi (@UffiziGalleries) January 1, 2019

O quadro é uma natureza morta em preto branco do início do século 19 e foi exibido pela primeira vez em 1824, em Florença. O "Vaso de Flores" ficou em uma sala do Palácio Pitti, também administrado pelos Uffizi, até a década de 1940, quando foi transferido para o campo após a entrada da Itália na Segunda Guerra.

Em 1943, ano da invasão dos Aliados na península, tropas nazistas roubaram o quadro e o levaram para o norte. A pintura reapareceu após a reunificação da Alemanha, mas a família que a detém exige pagamento para devolvê-la à Itália, hipótese rechaçada pelos Uffizi.

Para dar força a seu apelo, Schmidt instalou no museu uma foto do "Vaso de Flores" com a palavra "Roubado" em inglês, italiano e espanhol. Em entrevista à ANSA nesta quarta (2), o diretor dos Uffizi disse esperar uma resposta da Alemanha ainda para esta semana.

Ele também cobra de Berlim a abolição da prescrição para o crime de roubo de obras de arte durante a Segunda Guerra Mundial. "A Alemanha tem o dever moral de restituir esse quadro ao nosso museu", afirmara na última terça. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 28/04/24

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo EUA Há 3 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 21 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 1 Hora

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 20 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque Há 23 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Campeonato Brasileiro Há 23 Horas

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

politica JUSTIÇA-PE 28/04/24

Juíza manda prender jornalista de PE por denúncias contra promotor

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando