Obra de Pixinguinha encerra festival Cais do Porto Musical

Lançado em abril, como parte das comemorações dos 20 anos da ONG Ação da Cidadania, o festival Cais do Porto Musical chega ao final nesta sexta-feira (31) com a apresentação de seu sétimo e último módulo, sob o tema Bandas e Orquestras. As atrações - no Centro Cultural Ação da Cidadania, às 19h, com entrada franca - são o grupo Choros e Batuques, da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense, e a Orquestra Pixinguinha, dirigida pelo maestro Henrique Cazes.

© DR

Brasil Apresentação 30/10/14 POR Agência Brasil

Nos seis módulos anteriores, o projeto levou ao espaço cultural, em apresentações mensais, um panorama da história  da música brasileira. Os shows temáticos foram sobre a cultura indígena, a sonoridade dos escravos africanos, a música europeia dos jesuítas, a herança africana dos quilombos, os lundus e modinhas e as gafieiras cariocas.

PUB

A obra de Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna, 1897-1973) dá ao sétimo módulo do Cais do Porto Musical um tom de síntese do projeto. “Pixinguinha mistura todas as influências anteriores e surge como um negócio brasileiro. É ele quem define como será a música brasileira”, explica o diretor artístico do festival, Caio Cezar.

O grupo Choros e Batuques é formado por jovens instrumentistas que interpretam obras de mestres como Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Noel Rosa, Cartola e Dorival Caymmi, entre outros.

Idealizada pelo instrumentista, arranjador e pesquisador Henrique Cazes, a Orquestra Pixinguinha foi criada a partir de uma coleção de arranjos nunca gravados do compositor, encontrados na Biblioteca Nacional, em 1986. No início era uma orquestra de estúdio, mas com o sucesso alcançado o grupo começou a se apresentar em público, tocando maxixes, polcas, choros e sambas afros de Pixinguinha.

A orquestra, que reúne instrumentistas de destaque em sopros, cordas e percussão, vai se apresentar com 12 integrantes nesta sexta-feira. Um cantor especialmente convidado vai acompanhar o grupo: Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha. O Centro Cultural Ação da Cidadania fica na Avenida Barão de Tefé, na zona portuária do Rio.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 22 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 23 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

politica Arthur Lira 27/04/24

Governo Lula nomeia indicado de Arthur Lira para substituir primo demitido no Incra

economia turismo interno 27/04/24

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões

mundo Guangzhou Há 18 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo