Constituição passa por prova de fogo, diz autor de livro sobre poder

Oscar Vilhena Vieira lança A BATALHA DOS PODERES pela Companhia das Letras

© Beto Barata/PR

Política lançamento 06/01/19 POR Folhapress

 

PUB

Com 30 anos recém-completados, a Constituição brasileira está submetida ao mais intenso teste de estresse de toda a sua trajetória. A fragilização do compromisso firmado em 1988 resulta, sobretudo, de episódios traumáticos na vida do país que se acumulam desde 2013.

Essa é uma das teses centrais do novo "A Batalha dos Poderes", livro de Oscar Vilhena Vieira, diretor e professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

Colunista da Folha de S.Paulo, o autor se propõe na introdução a fazer uma "leitura da experiência constitucional brasileira em seu contexto a partir deste turbulento trigésimo ano de vigência". Registros comentados da atualidade e análises do passado recente do país se entrelaçam, portanto, ao longo de todo o livro.

+ Preocupado, Lula diz que Bolsonaro foi eleito para 'destruir' o PT

+ Amiga de Michelle Bolsonaro ganha cargo em secretaria do governo

O ano de 2013 volta a ganhar carga emblemática, é um momento-chave para a compreensão da perda de prumo do sistema político. Naquele ano, aconteceram as enormes manifestações e, no ano seguinte, uma eleição fortemente polarizada entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Daí em diante, como escreve Vieira, as crises se sucedem: a economia em recessão, os esquemas de corrupção apurados pela Operação Lava Jato, o controvertido impeachment de Dilma, a sobrevivência de Michel Temer depois do também controvertido julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A tensão se mantém nos meses seguintes: a prisão do ex-presidente Lula, a paralisação dos caminhoneiros e, nas palavras do autor, "o fenômeno eleitoral de Jair Bolsonaro, líder de extrema direita".

Para Vieira, esses episódios "demonstram que passamos a viver uma situação de profundo mal-estar constitucional".

De acordo com ele, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem apresentado uma "retórica muito hostil contra valores constitucionais, contra direitos de grupos específicos", o que pode abrir espaço para "degradações maiores".

Embora o autor identifique um movimento de regressão, ele não chega a associar o momento em que vivemos a uma crise constitucional. "Eu chamo de crise clássica aquela em que um ator político externo interfere [na Carta Magna] ou um ator de dentro do sistema diz que irá agir contra a Constituição porque ela não oferece os mecanismos para que ele tome determinada iniciativa. Isso não aconteceu", afirma.

O livro também aponta a responsabilidade do Poder Judiciário para esse "mal-estar constitucional". Para tanto, o autor retoma o conceito de "supremocracia", usado por ele em textos anteriores.

O pacto de 1988 ampliou os poderes dos órgãos da Justiça e, como desdobramento, o STF (Supremo Tribunal Federal) adquiriu um protagonismo incomum. "Chamo de supremocracia essa incidência recorrente do Supremo na vida brasileira, dando a última palavra em questões de natureza política, moral, tributária", diz Vieira.

Essa engenharia institucional que atribui tamanha força ao STF deveria ser evitada. Não bastasse esse aspecto, a supremocracia se viu, nos últimos anos, afundada em uma crise. O STF perdeu consistência com a quantidade crescente de decisões tomadas de forma monocrática.

"Nós criamos um guardião da democracia brasileira que deveria funcionar colegiadamente", afirma. E há ainda a superexposição de boa parte dos ministros, que comentam publicamente temas em julgamento, prática inaceitável em democracias tradicionais, como a dos EUA.

Em suma, a supremocracia em crise é a desconfiança na capacidade do STF de agir com imparcialidade.

No último parágrafo de "A Batalha dos Poderes", Vieira chama a atenção para a responsabilidade do Supremo como um mecanismo de freios e contrapesos em uma democracia. Como tal, deve proteger os direitos fundamentais da população em meio à onda recente de hostilidade constitucional.

Neste ano que começa, saberemos se o STF será capaz de suportar o desafio.

A BATALHA DOS PODERES

Preço R$ 50 (versão digital, R$ 35), 234 págs.

Autor Oscar Vilhena Vieira

Editora Companhia das Letras

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico