Peças da Broadway abordam jornalismo e questionam a profissão

As montagens optam por questionar a ética na profissão

© iStock

Cultura TEATRO 07/01/19 POR JÚLIA ZAREMBA, Folhapress

Em um momento em que os ataques contra a imprensa estão mais intensos e há maior desconfiança em relação às notícias, três peças da nova temporada da Broadway, nos Estados Unidos, trazem o jornalismo como tema. 

PUB

Mas sem o romantismo que permeou produções recentes para o cinema, caso de "The Post" e "Spotlight" (este último, vencedor do Oscar de melhor filme em 2016). Em vez disso, as montagens optam por questionar a ética na profissão. 

Uma das peças é "Network" ("Rede de Intrigas"), baseada no filme homônimo de 1976, que estreou em Nova York no início de dezembro após ficar em cartaz em Londres no ano passado. 

Ficou a cargo do ator Bryan Cranston (o Walter White da série "Breaking Bad") dar vida a Howard Beale, âncora de televisão em baixa na carreira, mas que vira um fenômeno de audiência após se tornar uma espécie de porta-voz da fúria da população.

Com a metamorfose, o jornalista deixa de lado a objetividade e imparcialidade e apela para a emoção, a xenofobia e teorias conspiratórias em seu programa de notícias. 

A cena na qual Beale incita os telespectadores (e a plateia) a gritar "I'm mad as hell and I'm not going to take this anymore" (eu estou com muita raiva e não vou mais aturar isso) é catártica –e um dos pontos altos da adaptação para o palco. 

Logo surgem sorrisinhos, comparações e conexões com atitudes de Donald Trump e outros líderes populistas em ascensão ao redor do mundo ou com setores da imprensa que costumam apoiá-los. Isso mais de 40 anos após o lançamento do filme original. 

A manipulação da verdade por corporações de mídia em prol de interesses escusos e a busca da audiência a todo custo, mesmo que isso signifique exibir um programa com os massacres patrocinados por uma organização terrorista, são alguns dos temas tratados no enredo. 

"A televisão não é a verdade. A televisão é um maldito parque de diversões", diz o protagonista em uma das cenas reproduzidas do longa. A montagem, dirigida por Ivo van Hove, vencedor do prêmio Tony de melhor direção em 2016, tenta se manter fiel ao filme. Além de Cranston, compõem o elenco estrelado os atores Tony Goldwyn (da série "Scandal") e Tatiana Maslany (vencedora do Emmy por sua performance em "Orphan Black"). 

O cenário é composto por um estúdio de televisão e um bar. Quem pagar a bagatela de US$ 425 (mais de R$ 1.640) pode assistir à peça a partir do palco, em meio aos personagens e a pratos de petiscos. O que inclui também ficar a poucos metros de Goldwyn e Maslany enquanto simulam uma relação sexual no bar, cena capaz de deixar sem graça os espectadores mais envergonhados.

Para dar dinamismo à história, que se estende por duas horas sem intervalo, a equipe lançou mão de um telão no qual boa parte das cenas da peça é exibida ao vivo, gravadas por câmeras que acompanham os atores, fazendo jus ao mote da peça. Imagens de comerciais vintage de produtos para cabelo, tacos e sabão em pó também são mostradas na tela ao longo da montagem. 

O espetáculo é também uma oportunidade para os nova-iorquinos, que tendem a ser mais democratas, destilarem a sua fúria contra Trump: no fim do show, são transmitidas imagens dos juramentos de presidentes americanos desde Jimmy Carter, que chegou à Casa Branca em 1977, um ano após o lançamento do longa. 

Na sessão em que a reportagem esteve presente, Trump foi vaiado, enquanto Barack Obama era ovacionado.  A outra montagem sobre jornalismo que está em cartaz na Broadway é a divertida "The Lifespan of a Fact" ("Tempo de Vida de um Fato"), que estreou em outubro. 

Protagonizada pelos atores Daniel Radcliffe (o eterno Harry Potter), Bobby Cannavale ("Eu, Tonya") e Cherry Jones (que carrega dois prêmios Tony de melhor atriz), a comédia gira em torno de Jim Fingal, um obstinado e obsessivo checador de fatos de uma revista nova-iorquina que tem a missão de revisar um texto escrito por John d'Agata, um prestigioso escritor, sobre o suicídio de um adolescente em Las Vegas. 

O jovem jornalista descobre, então, que a peça literária está repleta de erros e inconsistências -originalmente com 15 páginas, o texto passa a ter 130 com as anotações feitas pelo rapaz: algumas referentes a detalhes, como a cor do prédio do qual o menino se jogou; outras mais graves, como o fato de uma personagem citada no ensaio não ter morrido enforcada, mas por suicídio. 

Vaidoso, D'Agata fica incomodado com o fato da revisão de seu texto ter sido delegada a um novato. Com a reestruturação da Redação, explica a editora da publicação vivida por Jones, o setor da revista dedicado apenas a checagens, com profissionais mais experientes, foi extinto. 

D'Agata reluta em aceitar correções, alegando que as adaptações foram feitas para dar mais ritmo e "verdade" ao texto. Fingal, que vai parar na casa do escritor, em Las Vegas, o acusa de lavar as mãos para a precisão jornalística. E alerta que, na era das redes sociais, qualquer erro é capaz de se disseminar rapidamente e destruir reputações. 

A peça é baseada em fatos reais. Em 2012, Fingal e D'Agata, que realmente existem, publicaram um livro sobre a história. A diferença é que, em vez de cinco dias, o processo de checagem demorou sete anos para ser concluído. 

A tríade de montagens será completada com "Ink", que ficou em cartaz em Londres e chega a Nova York em abril de 2019. O enredo joga luz sobre a ascensão do magnata da comunicação Rupert Murdoch, que hoje controla a Fox News, emissora favorável a Trump. O espetáculo, porém, se passa na década de 1960, quando Murdoch comprou o tabloide britânico The Sun. 

Para torná-lo o jornal mais lido do país e minar a concorrência, ele começa a investir em notícias popularescas e sensacionalistas, ligadas a fofocas, escândalos e sexo. 

"Satisfaça e promova os mais básicos instintos das pessoas o quanto quiser", diz um dos personagens durante a peça, quando o The Sun começa a cair no gosto dos ingleses. "Ótimo, crie um apetite, mas esteja avisado: você terá de continuar a alimentá-los."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 12 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 15 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 11 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 14 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)