Inflação de serviços é a menor desde 2000

Com alta superior a 8%, a inflação de serviços deve ter encerrado 2018 com variação em torno de 3,5%

© PixaBay

Economia CONSUMO 08/01/19 POR Estadao Conteudo

A lenta recuperação da economia tirou o fôlego dos reajustes dos serviços que devem ter encerrado 2018 com a menor variação de preços desde o ano 2000. Até novembro - último dado disponível -, a inflação de serviços que inclui, por exemplo, gastos com cabeleireiro, lavanderia e restaurante, acumulava alta de 3,3% no ano. No mesmo período, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE tinha subido 3,59%.

PUB

+ Produção industrial sobe 0,1% em novembro ante outubro, afirma IBGE

Após anos seguidos resistindo nas alturas, com alta superior a 8%, a inflação de serviços deve ter encerrado 2018 com variação em torno de 3,5%. O resultado é um ponto porcentual abaixo do de 2017 e ligeiramente menor do que a inflação geral de 3,7% esperada para o ano, segundo projeções de consultorias. Na sexta-feira, o IBGE divulga o IPCA de 2018.

Segundo economistas, vários fatores combinados contribuíram para a desaceleração da inflação de serviços de 2018 a ponto de o indicador ter ficado abaixo do índice geral de inflação, o que não ocorria desde 2015.

Para o economista-chefe da LCA Consultores, Braulio Borges, o que mais pesou para redução do ritmo de reajustes dos serviços foi o enfraquecimento do mercado de trabalho, que ainda convive com desemprego elevado (11,6%).

O economista explica que o setor de serviços é intensivo em mão de obra e que o seu principal custo é o salário. Com a desocupação elevada, os gastos com salários se reduziram e isso ajudou a segurar os reajustes. "A desaceleração da inflação dos serviços é o lado bom de uma situação ruim", diz Borges, fazendo menção à lenta retomada da atividade.

O economista Fabio Silveira, diretor da consultoria MacroSector, lembra que entre dezembro de 2014 e novembro de 2018, mais de um milhão de postos de trabalho formais foram fechados na indústria de transformação. "Essas pessoas foram procurar emprego no setor de serviços", diz.

A maior oferta de mão de obra achatou ainda mais os salários. Fora isso, o próprio setor desativou 620 mil vagas formais no período, contribuindo para a redução de salários e de custos. Ele acrescenta que o uso intensivo de tecnologia ajudou também a reduzir gastos.

Outro fator que joga a favor da contenção de reajustes é a demanda mais fraca por serviços. Fran Norberto, cabeleireiro há 35 anos, sentiu uma queda de 65% no movimento no ano passado no salão mais luxuoso, onde atendia as clientes entre terça-feira e sábado na zona norte de São Paulo. Às segundas, ele trabalhava em outro salão, também na zona norte, com preços populares.

A saída encontrada por ele para manter a receita foi trocar o salão luxuoso por outro com preços intermediários. Com essa estratégia, Norberto diz que trabalha mais e ganha menos por cliente.

"Enquanto as coisas não melhorarem, a gente tem de cair na real e descer do salto", afirma o cabeleireiro. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 16 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 17 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 18 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 19 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 18 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula