Procurador-geral do Peru renuncia em meio a crise no caso Odebrecht

Sua renúncia havia sido pedida pelo presidente Martín Vizcarra

© Guadalupe Pardo/Reuters

Mundo após impasse 08/01/19 POR Folhapress

Após semanas de impasse entre o Executivo e o Judiciário, e intensas manifestações de rua, o procurador-geral do Peru, Pedro Chávarry, anunciou que entregará o cargo nesta terça-feira (8).

PUB

Sua renúncia havia sido pedida pelo presidente Martín Vizcarra e vinha sendo o grito de guerra dos peruanos que saíram às ruas para protestar nas últimas semanas.

Chávarry era acusado de tentar encobrir as investigações da Lava Jato peruana (que apura o destino das propinas entregues pela Odebrecht no Peru), e vinha fazendo especial pressão para que a líder do partido Força Popular, Keiko Fujimori, fosse liberada -ela está em prisão preventiva.

+ Maduro e integrantes do governo são proibidos de entrar no Peru

A tensão começou a ganhar força no último dia 31, quando Chávarry pediu o afastamento dos dois promotores responsáveis pela Lava Jato peruana, Rafael Vela e José Domingo Pérez.

Com boa reputação junto ao governo e boa parte da opinião pública, ambos tinham sido responsáveis pelos pedidos de prisão preventiva de dois ex-presidentes, Alejandro Toledo (2001-2006) e Ollanta Humala (2011-2016), acusados de receber propina e caixa 2 da empreiteira brasileira. Enquanto Toledo permanece refugiado nos EUA, Humala está na prisão desde julho de 2017.

Também tinham iniciado processo contra Keiko Fujimori, ex-candidata à Presidência e filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), e Alan García, presidente peruano em duas ocasiões (1985-1990 e 2006-2011) e líder do tradicional partido Aliança Popular Revolucionária Americana). Ele chegou a pedir asilo político no Uruguai.

O afastamento dos dois promotores colocava em risco, ainda, a assinatura de um acordo que ambos negociaram com a Odebrecht e que seria assinado nesta sexta-feira (11).

+ Norte-coreano Kim Jong-un inicia visita oficial à China

Segundo o acordo, a empreiteira brasileira pagaria uma multa de US$ 180 milhões (R$ 672 milhões), entregaria provas à Justiça, e, em troca, obteria imunidade e poderia seguir operando no país.

Após dias de incerteza e protestos, os dois promotores foram reincorporados, e anunciaram que retomariam os casos, priorizando o processo contra Humala, preso há mais tempo.

Enquanto isso, Vizcarra iniciou pressões para que Chávarry deixasse o cargo. O bloco fujimorista do Congresso, liderado por Keiko, era o único a apoiar a permanência do procurador-geral no cargo. A porta-voz do partido fujimorista Força Popular, Luz Salgado, acusava a empreiteira brasileira de estar patrocinando as marchas contra Chávarry.

O partido de oposição, porém, que chegou a ter 73 congressistas e havia conseguido pedir o afastamento de vários ministros e do próprio ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018), hoje está enfraquecido. O irmão de Keiko, Kenji, abandonou a legenda e agora têm apoiado o governo Vizcarra ou permanecido neutro.

Em seu primeiro ano no poder, Vizcarra tem buscado um mínimo de garantia de governabilidade. Com Keiko Fujimori presa e o fujimorismo dividido, tem tido mais êxito que seu antecessor. No final de 2018, Vizcarra tinha 60% de popularidade, enquanto PPK terminou seu breve mandato com pouco menos de 20%. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 13 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 10 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 10 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 13 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 13 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 10 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 13 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 11 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte Luto Há 9 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

justica Feminicídio Há 13 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano