Minissérie sobre a vida de Éder Jofre terá 15 minutos de cenas inéditas

A história de Jofre é contada desde a sua infância, quando via o pai treinando o tio Zumbanão, até atingir a fama mundial

© Reprodução 

Cultura PUGILISTA 08/01/19 POR Folhapress

O filme que contou a trajetória de Éder Jofre, 82, "10 Segundos para Vencer", ganha uma série na TV Globo e na Globoplay a partir desta terça-feira (8). Com o ator Daniel de Oliveira, a minissérie terá cenas inéditas e trechos de imagens documentais sobre a vida do bicampeão mundial de boxe.

PUB

+ Ficção científica de Machado de Assis é reunida em edição digital

"A série terá um alcance muito maior na televisão, porque, infelizmente, o cinema não tem esse alcance. Vem os 'Vingadores' e acabam com a gente", brica o ator Daniel de Oliveira. "Conseguimos também ampliar esse filme [com cenas inéditas] e levar o nome do Éder Jofre e de sua família adiante", completa.

A história de Jofre é contada desde a sua infância, quando via o pai treinando o tio Zumbanão (Samuel Toledo), até atingir a fama mundial. Já na série, os capítulos se aprofundam mais. "Temos 15 minutos de cenas inéditas que não entraram no filme e que mostram relações mais aprofundadas como o Kid Jofre com os empresários americanos, que se empenhavam em humilhar o Eder a cada luta", explica José Alvarenga Jr., diretor do filme e da série.

O filme também relata com mais profundidade a relação de Cida (Keli Freitas), mulher de Jofre, com a sogra, Angelina (Sandra Corveloni). "Elas se falavam muito sobre ser casada com um lutador, que está sempre treinando, e sofre mutilações corporais", afirma o diretor.

Pelo filme, o ator Osmar Prado venceu o seu primeiro prêmio no cinema. Ele levou o kikito de melhor ator coadjuvante, no Festival de Gramado, pela interpretação de Kid Jofre (1907-1974) pai do atleta, responsável por treiná-lo e alçá-lo ao estrelato.

"Esse filme trouxe muita alegria por todos nós. Ele provocou momentos mágicos pela forma como o filme chegou ao Daniel e como chegou para mim. Eu tinha 13 anos quando ele se sagrou campeão, e era uma época de muitos heróis no esporte, como o Pelé, no futebol, e a Ester Bueno, no tênis. Tínhamos democracia e alegria, muito diferente dos dias de hoje", afirmou Osmar Prado".

Se a nova geração sabe pouco dos feitos do lutador de boxe brasileiro Éder Jofre, poderá aprender ainda mais sobre a família dele na série. Algumas das cenas que não foram mostradas nos cinemas vão citar, na televisão, Olga Zumbano, morta em 2000, que era tia do lutador.

"A minha personagem é da família Zumbano, que era tradicionalmente do boxe. A irmã da Angelina foi quem trouxe a luta feminina para o Brasil e isso será mostrado da série", afirma a atriz Sandra Corveloni.

Todo o elenco teve contato com a família de Jofre -e com o próprio boxeador- durante as gravações. Eles todos foram criados na Mooca, zona leste de São Paulo. "Eu sou de São Paulo e tivemos o Ricardo Geli [que interpretou o lutador Zumbanão], que é da Mooca e que foi alimentando nossa imaginação com histórias da família dele. Ainda Sou neta de italianos, o meu marido é italiano, já morei na Itália. Fora que a família do Éder ficava andando pelo set e brincava comigo. Gente muito mais velha que eu me chamando de avó", brinca a atriz. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 21 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 21 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda