Rio deixará de ter voos diretos para Nova York e Orlando em abril

A Latam também já operou voos diretos entre o Rio e Nova York, mas eles foram cancelados em julho de 2017

© Pixabay

Economia Negócio 09/01/19 POR Folhapress

As companhias aéreas Delta e American Airlines não vão mais voar do aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, para Nova York a partir de março. Como são as únicas empresas que fazem a rota direta entre a capital carioca e a cidade americana, o Rio deixará de ter a ligação sem escalas. 

PUB

+ Para combater superbactérias, hospitais lançam plano de ataque

Orlando, popular entre os brasileiros por seus parques temáticos, também não terá mais ligação direta com o Rio. A única empresa que opera a rota hoje é a Latam, que deixará de realizá-la em 1º de abril. A Latam também já operou voos diretos entre o Rio e Nova York, mas eles foram cancelados em julho de 2017, quando foi iniciada a rota direta para Orlando. 

O voo da American Airlines para Nova York, que era regular e diário, passará a ser sazonal, operando apenas na alta temporada, com data para início e término das operações. Os sete voos semanais serão interrompidos após 30 de março e retomados apenas em dezembro. A companhia seguirá com seus voos diários do Galeão para Miami.

"As frequências das rotas serão reavaliadas no fim do ano levando em consideração as novas condições e previsões para o mercado brasileiro", disse a American em nota, afirmando que está otimista quanto a recuperação da demanda e o retorno da rota regular no futuro.

Os voos da Delta eram sazonais desde que a empresa começou a operar do Rio para Nova York, em dezembro de 2017. Até 9 de março a companhia vai manter os sete voos semanais para a cidade americana. Depois disso, a frequência será reduzida para cinco voos por semana até o dia 30 de março, quando a rota será interrompida. Segundo a empresa, a programação da próxima temporada de inverno do hemisfério Norte, no final deste ano, ainda não foi divulgada.

A RIOgaleão, concessionária que administra o aeroporto, afirma que, apesar da decisão de cancelar os voos, a rota da American Airlines para Nova York teve ocupação de 89% em dezembro de 2018, contra 70% no mesmo mês em 2017.

Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 62,6 mil passageiros embarcaram do Rio para Nova York entre janeiro e novembro 2018, alta de 12,3% sobre o mesmo período de 2017. A RIOgaleão afirmou que acredita que os voos para Nova York vão retornar em breve, com a "retomada da economia do país e do estado do Rio de Janeiro". 

Além de Orlando, a Latam também vai deixar de voar diretamente do Rio para Miami. A rota continuará existindo porque também é operada pela American Airlines. A partir de 16 de fevereiro, o voo do Galeão para Orlando passará a acontecer quatro vezes por semana em vez de cinco, enquanto o voo para Miami terá redução de sete para quatro vezes na semana.

Após 1º de abril, os dois destinos não serão mais atendidos pela empresa a partir do Rio. A Latam afirma que já está em contato com os passageiros dos voos impactos pelas alterações, para que possam reprogramar suas viagens, sem custos.

A atuação internacional da companhia a partir do Rio ficará concentrada na América do Sul, com voos para Santiago, Buenos Aires, Lima e Montevidéu. O aeroporto do Galeão seguirá ligando o Rio às cidades americanas de Miami, Houston e Atlanta. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 14 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 13 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 17 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 15 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 15 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 15 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 7 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 16 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 16 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens