As séries que foram censuradas e até banidas em alguns países

Recentemente, episódio de atração da Netflix foi banido na Arábia Saudita

As séries que foram censuradas e até banidas em alguns países!

Liberdade de expressão pode ter um preço. Basta olhar para Netflix, que tirou do ar episódio de 'Patriot Act' na Arábia Saudita, após denúncia do governo do país. A atração criticava a forma como a nação lidou com a morte do jornalista saudita Jamal Khasoggi, que era colunista do The Washington Post.

Mas esse não foi o primeiro programa que foi censurado no mundo. Outras séries e até animações causaram polêmicas pela abordagem de certos temas ou por serem consideradas desrespeitosas com aspectos da cultura local.

Na galeria, relembre as atrações que foram censuradas e até banidas!

© Getty Images

'Family Guy'

Além de ter episódios censurados em vários países, o programa de humor sarcástico, conhecido no Brasil como 'Uma Família da Pesada', foi banido na Venezuela.

© BrunoPress

'South Park'

'South Park' é outra série animada controversa famosa. Segundo o Independent, a Rússia proibiu episódio por zombar do presidente Vladimir Putin.

© BrunoPress

'Os Simpsons'

É quase impossível falar de programas polêmicos sem mencionar 'Os Simpsons'. Vários países proibiram episódios da série por abordar temas delicados de formas consideradas impróprias.

© BrunoPress

'Modern Family'

Versões específicas do programa foram produzidas para países que não queriam explorar temas gays, a exemplo do Chile, informou a Variety.

© BrunoPress

'The Big Bang Theory'

Os nerds atrapalhados mais famosos da TV fizeram muito sucesso na China, mas a série de comédia foi subitamente banida sem motivos claros, como mostrou o Huffpost.

© BrunoPress

'Patriot Act With Hasan Minhaj'

A Netflix baniu episódio do programa na Arábia Saudita a pedido do governo saudita por abordar o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. O astro da atração, o comediante Hasan Minhaj, ironizou a explicação dada pelos dirigentes do país acerca da execução do colunista do The Washington Post e ativista pelos direitos humanos no seu país natal.

© Getty Images

'Power Rangers'

Na Malásia, a popular frase 'hora de morfar', usada pelos personagens para ganhar superpoderes, é uma referência à morfina. Por isso, o programa foi proibido, de acordo com a CNN.

© Getty Images

'Sex and the City'

A série da HBO foi banida na Cingapura por retratar as vidas sexuais de quatro amigas. Anos depois, a proibição no país foi suspensa, segundo a BBC.

© BrunoPress

'13 Reasons Why'

A série original da Netflix causou polêmica em todo o mundo por explorar o tema suicídio entre adolescentes. A Nova Zelândia proibiu que menores de idade  assistissem o programa sem a supervisão de um adulto, relatou o The Guardian.

© BrunoPress

'Peppa Pig'

Acredite ou não, o infantil 'Peppa Pig' teve seus episódios removidos da plataforma de vídeo chinesa Douyin por ser considerado 'um símbolo subversivo da contracultura', segundo o The Guardian.

© Getty Images

'Saturday Night Live'

O elenco dessa atração, exibida há décadas na TV, luta frequentemente contra a censura. Durante os anos 80, dizem que de quatro a cinco esquetes eram cortadas do roteiro.

© Getty Images

'Seinfeld'

'Seinfeld' foi fenômeno de audiência na TV, mas também apresentou algumas controvérsias. O episódio 'The Puerto Rican Day' foi omitido das reprises do show.

© Getty Images

'Arquivo X'

O episódio 'Home' foi muito controverso depois de apresentar temas como o incesto. Foi banido das reprises na Fox, mas os fãs votaram nele como um dos melhores da série.

© Getty Images

'The Smothers Brothers Comedy Hour'

Richard e Thomas Smothers lutaram com a CBS para o show de variedades ir ao ar na íntegra. Em uma esquete cancelada, que acabou sendo exibida em 1967, eles conseguiram enganar os próprios censores.

© Getty Images

'TV Nation'

O diretor Michael Moore teve um programa durante o verão de 1994, que não durou muito tempo. Várias coisas foram cortadas da atração por tocar em temas tabus como aborto e controle de natalidade.

© Getty Images

Globo de Ouro de 2003

A transmissão desta premiação foi controversa. Bono estava um pouco empolgado demais quando ganhou um prêmio e disparou ao vivo várias vezes o mesmo infame palavrão que Madonna usou na TV...

© Getty Images

'Doctor Who'

Em 2011, os censores chineses proibiram 'Doctor Who' por causa de seus temas de viagem no tempo. Na época, foi argumentado que isso desrespeitava a História, mas a proibição acabou sendo suspensa.

© Getty Images

'Heathers'

A série estreou com atraso em 2018 por abordar temas maduros e delicados relacionados ao tiroteio na escola de Stoneman Douglas.

© Getty Images

'Ei, Arnold!'

O programa infantil da Nickelodeon foi recentemente banido no Quênia, com censores afirmando que que a atração 'glorificava o comportamento homossexual'.

© BrunoPress

'If I Did It'

Um especial de televisão baseado em O.J. Simpson foi cancelado em 2006, antes mesmo de ir ao ar. A ideia do projeto era explorar um raciocínio 'hipotético' para os assassinatos de Nicole Brown Simpson e Ronald Goldman.

© Getty Images

'Capitão América: a Série Animada'

Uma série em desenho animado baseada no personagem Capitão América deveria ter sido lançada em 1998, mas foi cancelada antes de chegar à TV. Embora pareça ter mais a ver com problemas financeiros do que com a censura, os produtores teriam tido problemas com referências relacionadas ao nazismo.

© Getty Images

'Pokémon'

'Pokémon' é outro programa japonês que, às vezes, é censurado nos Estados Unidos. As piadas sexuais, por exemplo, foram omitidas nas transmissões no Ocidente.

© BrunoPress

'Escaping the KKK'

Esta série de documentários não foi ao ar depois de ter sido cancelada pelo A&E. Foi revelado que os produtores da atração pagaram aos membros da KKK (Ku Klux Klan) para obter informações, o que violou a política do canal.

© Getty Images

'All My Babies' Mamas'

Este reality show centrou-se em torno do falecido rapper americano Shawty Lo e de seus 10 filhos de mães diferentes. O programa foi cancelado após protestos públicos sobre os temas abordados.

© Getty Images

'Good Grief'

Esta série de documentários tinha como foco um necrotério no Texas, mas foi cancelada depois que cadáveres abandonados foram descobertos e o dono foi preso. Realmente, um pouco mórbido demais.

© Getty Images

'Manchester Prep'

'Segundas Intenções' (1999) foi um filme de sucesso, que levou o desenvolvimento de um programa de TV chamado 'Manchester Prep'. No entanto, a atração foi cancelada e as filmagens foram editadas na sequência 'Segundas Intenções 2'.

© Getty Images

Cultura Polémica 10/01/19 POR Notícias Ao Minuto


Liberdade de expressão pode ter um preço. Basta olhar para Netflix, que tirou do ar episódio de 'Patriot Act' na Arábia Saudita, após denúncia do governo do país. A atração criticava a forma como a nação lidou com a morte do jornalista saudita Jamal Khasoggi, que era colunista do The Washington Post.

PUB

Mas esse não foi o primeiro programa que foi censurado no mundo. Outras séries e até animações causaram polêmicas pela abordagem de certos temas ou por serem consideradas desrespeitosas com aspectos da cultura local.

Na galeria, relembre as atrações que foram censuradas e até banidas. 

Veja também: Manipulações e intrigas marcam os principais vilões do BBB; relembre

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 13 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 10 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 13 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 10 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama DEBORAH-EVELYN Há 9 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Argentina Há 12 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

lifestyle Signos Há 10 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama Casais famosos Há 5 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Iraque Há 5 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 8 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada