Rosas de Ouro terá ensaio livre para homens de rosa e mulheres de azul

Trata-se de uma resposta da agremiação à declaração que a ministra Damares Alves fez na semana passada

© Divulgação / Facebook

Brasil Escola 10/01/19 POR Folhapress

A Rosas de Ouro fará um ensaio com entrada gratuita para homens que forem vestidos de rosa e mulheres que forem vestidas de azul nesta quarta (9). O evento acontece às 22h, na quadra da escola, e quem não quiser participar da brincadeira paga R$ 20 para entrar.

PUB

Trata-se de uma resposta da agremiação à declaração que a ministra Damares Alves fez na semana passada, dizendo que estamos em uma "nova era no Brasil", na qual "menino veste azul e menina veste rosa".

"A gente quer se posicionar em função de que a gente usa o que quer, a cor que quer", diz Osmar Costa, vice-presidente da Rosas de Ouro. "Isso não pode ser uma coisa impositiva."

Vigilantes alertam turistas sobre risco de assaltos em trilha do Rio

Costa conta que alguns integrantes da escola reagiram de forma equivocada à declaração. "Não é todo brasileiro que é bem letrado, alguns acharam até que isso poderia virar lei", diz. "A gente resolveu surfar na onda."

A fala da pastora e nova ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos repercutiu nas redes sociais. Publicações no Twitter e no Instagram traziam as hashtags #cornãodefinegênero e mostravam homens de rosa e mulheres de azul. Damares diz que frase foi apenas uma metáfora.

"É uma metáfora, tudo bem, mas poderia ser colocada de outra forma", diz Costa. "A gente não quer afrontar ninguém, mas quer manter a alegria do Carnaval e honrar as nossas cores."

Costa conta que a escola já planejava fazer ensaios temáticos para "fugir da mesmice" sem deixar as tradições, e que essa foi uma maneira bem-humorada de fazê-lo.

"Eu mesmo mandei no grupo [de WhatsApp] que vou ter que jogar meu guarda-roupa fora, porque tenho umas 30 [camisas] polo cor-de-rosa", diz Costa, rindo. "A gente está aproveitando a onda, vamos brincar de Carnaval, hoje vou de menininha", diz, novamente em referência à frase da ministra.

Os ensaios da Rosas de Ouro acontecem às quartas e sextas, na quadra da escola, e aos domingos, nas ruas dos arredores, até a última semana de fevereiro.

No Carnaval deste ano, no Sambódromo do Anhembi, a escola desfila na madrugada de sábado (2/3) para domingo (3/3) com o samba-enredo "Viva Hayastan!", em homenagem ao povo armênio.

ROSAS DE OURO

r. Cel. Euclídes Machado, 1066, Freguesia do Ó. Qua. e sex.: 22h; dom.: 17h30. R$ 20. Livre. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico