Ar poluído aumenta risco de aborto espontâneo, alerta novo estudo

Os resultados revelam que altos níveis de um poluente chamado dióxido de nitrogênio (NO²) aumentam em 16% o risco de aborto espontâneo

© iStock (Foto ilustrativa) 

Lifestyle Alerta 16/01/19 POR Notícias Ao Minuto

Mulheres grávidas expostas a altos níveis de poluição atmosférica, mesmo que por um curto espaço de tempo, correm um risco significativamente maior de sofrer um aborto espontâneo, em comparação a quem respira ar puro.

PUB

As conclusões são de um novo estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, publicado no mês passado na revista científica Fertility and Sterility.

Os resultados revelam que altos níveis de um poluente chamado dióxido de nitrogênio (NO²) aumentam em 16% o risco de aborto espontâneo. Produzido pela queima de combustíveis fósseis, o NO² é um gás bastante presente em diversos lugares poluídos em todo o mundo.

+ Aprenda a fazer exercício de meditação que ajuda a aliviar ansiedade

Estudos anteriores já haviam analisado o risco de aborto em casos em que a exposição à poluição é prolongada. Mas essa é a primeira vez que um estudo é publicado com análise de exposição por um curto período.

"Notei um padrão aparente entre a perda do bebê e a qualidade do ar e, por isso, resolvi investigar a fundo", disse Matthew Fuller, um dos autores do estudo.

Na verdade, diz Fuller, respirar ar muito poluído por um curto tempo no primeiro trimestre da gravidez gera o mesmo perigo de perda do bebê do que fumar tabaco.

+ O que se deve fazer (a cada hora) para perder peso o dia todo

A pesquisa analisou casos de aborto entre 2007 e 2015 e envolveu 1.300 mulheres do estado norte-americano do Utah. Os investigadores examinaram o risco de aborto num período de três a sete dias após a ocorrência de picos de concentração de poluentes do ar na região.

Todavia, e de acordo com os autores das experiências, os resultados são transversais para outros locais.

"Conforme a população aumenta, a poluição atmosférica vai se tornar cada vez um problema maior tanto nos Estados Unidos quanto nos países em desenvolvimento", disse Fuller.

Para efeitos da pesquisa, as mesmas mulheres foram analisadas em diferentes momentos da gravidez, de modo a excluir outros fatores relativos ao risco de perda do bebê, como idade da mãe ou estresse, por exemplo.

Como analisou casos retrospectivos, o levantamento não foi ainda assim capaz de analisar a idade do feto no momento do aborto, portanto não conseguiu apontar em que momento o feto fica de fato mais vulnerável à poluição.

+ Aprenda 5 receitas fáceis e rápidas de saladas com frutas

A investigadora Claire Leiser, que coordenou o estudo, reconhece que os resultados são um retrato restrito do problema e afirma que a questão necessita de ser analisada mais a fundo.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula