Relatório: EUA separaram mais crianças na fronteira do que o informado

O levantamento, de 24 páginas, mostra que as separações já vinham ocorrendo antes de o governo anunciar formalmente a política de tolerância zero, em abril do ano passado

© Reuters

Mundo IMIGRAÇÃO 17/01/19 POR Folhapress

O número de crianças imigrantes separadas dos pais ao tentar entrar nos EUA pela fronteira com o México pode ser muito superior ao informado pela administração de Donald Trump, segundo relatório de uma agência do governo divulgado nesta quinta (17) e que indica que a diferença pode ser de milhares.

PUB

O levantamento, de 24 páginas, mostra que as separações já vinham ocorrendo antes de o governo anunciar formalmente a política de tolerância zero, em abril do ano passado. A medida determinava que pais e filhos flagrados tentando entrar irregularmente nos EUA deveriam ser separados, como uma forma de desestimular futuros imigrantes ilegais.

Cerca de 3.000 crianças teriam sido separadas dos responsáveis após a adoção da política.

Nesta quinta, relatório da Inspetoria Geral do Departamento de Saúde e Serviços Humanos americano (HHS, na sigla em inglês) revelou que houve um aumento das separações familiares já a partir de meados de 2017.

Baseado em dados disponíveis, essas crianças eram 0,3% dos menores desacompanhados levados para a custódia do HHS no fim de 2016, ainda na administração do democrata Barack Obama. Em agosto de 2017, o percentual havia subido para 3,6%.

Ao menos 118 crianças separadas dos pais foram enviadas pelo Departamento de Segurança Doméstica para o HHS para cuidados entre 1º de janeiro e 7 de novembro de 2018.

"Mais crianças por um período maior de tempo foram separadas por autoridades de imigração e enviadas ao HHS para cuidados do que é discutido comumente nos debates públicos. Quantas crianças mais foram separadas não se sabe", afirmou Ann Maxwell, inspetora assistente do departamento.

Segundo a agência, não foi possível identificar quantas crianças mais foram separadas porque houve "desafios para identificar as crianças separadas."

+ Advogado de Trump: 'Nunca disse que não houve conspiração' com a Rússia

Oficiais da agência, entretanto, estimam que sejam milhares, baseando-se em entrevistas com funcionários do HHS. "Não houve esforço iniciado para identificar essas crianças", acrescentou Maxwell.

O Departamento de Segurança Doméstica diz que as separações continuam ocorrendo em casos nos quais os pais têm histórico criminal ou em que há preocupações médicas.

"Mas, em alguns casos, o DHS forneceu informação limitada ao HHS sobre as razões para essas separações", disse a inspetora.

A porta-voz do HHS Evelyn Stauffer respondeu ao relatório e disse que o departamento está "comprometido com informações transparentes e precisas" sobre o programa de menores desacompanhados. Afirmou ainda que era bem-vinda a oportunidade de cooperar com a investigação.

O relatório faz parte de uma série que o escritório do HHS pretende publicar neste ano para jogar luz sobre o sistema de saúde do governo para menores imigrantes desacompanhados, a maioria dos quais entra nos EUA a partir da fronteira com o México.

+ Atentado com carro-bomba mata ao menos nove em Bogotá

Em junho do ano passado, em meio à reação negativa que a separação de famílias gerou nos EUA e no exterior, o presidente Donald Trump ordenou o fim da política. Um juiz federal havia determinado que todas as crianças e seus responsáveis fossem reunidos até 26 de julho. Mas, em dezembro, ainda havia 2.737 menores separados das famílias no país. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 20 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 20 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 20 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 20 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda