De vergonha a capital cultural: conheça a cidade de Matera

Município italiano será Capital da Cultura na UE em 2019

© iStock (Foto de arquivo) 

Lifestyle Itália 18/01/19 POR ANSA

Considerada na década de 1950 como a cidade maldita, Matera, no extremo-sul da Itália, se reinventou e iniciará neste sábado (19) seu mandato como Capital Europeia da Cultura, ao lado de Plovdiv, na Bulgária. Localizada na região da Basilicata, a cidade foi uma das primeiras onde se notou presença humana, já na Idade da Pedra Lascada, e estreia neste fim de semana seu calendário cultural para 2019.   

PUB

Situada à beira de um penhasco e repleta de casas-gruta, Matera tinha péssimas condições de higiene e saneamento básico no começo do século passado. Em 1937, 44,32% dos recém-nascidos na cidade morreram por doenças como malária e tuberculose, e o analfabetismo em massa também assombrava o município.   

Já na década de 1950, o então primeiro-ministro da Itália, Alcide De Gasperi, declarou Matera como "vergonha nacional" por suas condições precárias, e o Estado promulgou uma lei que impunha a evacuação de 15 mil habitantes, deixando o coração histórico da cidade abandonado. Passados alguns anos, graças a novas leis de conservação, como uma que protege o exterior das casas, Matera se reconstituiu e se modernizou.   

+ Veneza cobrará taxa de turistas a partir de maio

De cidade maldita e vergonha nacional, um dos locais mais antigos do mundo se reergueu e foi eleito Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1993. As casas-gruta se tornaram, aos poucos, lojas de souvenir, restaurantes e hotéis, desde os mais simples até os luxuosos de cinco estrelas. O centro histórico voltou a ter vida, e os turistas adotaram Matera como meta a ser desvendada.   

Eis então que a candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura foi formalizada, através de um dossiê que estudou os pontos fortes e a construção de um percurso que vai além do patrimônio já existente. Concorrendo com outras cidades italianas, como Lecce, Ravenna, Perúgia-Assis, Siena e Cagliari, Matera triunfou na disputa final, em decisão da Comissão Europeia anunciada em 2014. A cidade é a primeira do sul da Itália a obter esse reconhecimento, representando um marco importante para a região.   

O calendário cultural para 2019 foi elaborado com um orçamento de 52 milhões de euros e inclui dezenas de produções originais, exposições e shows. O acesso aos eventos poderá ser feito por meio de um "passaporte" de cidadão extraordinário de Matera, disponível por 19 euros e criado especialmente para a ocasião.

+ Cidade do Brasil está entre destinos imperdíveis para 2019, segundo NYT

O que fazer - A cidade encravada na pedra conta com os "sassi" (pedras, em tradução literal), bairros antigos divididos por elevações e construções de época. Um simples passeio pela arquitetura histórica de Matera é uma ótima opção para conhecer a cidade.   

Entre os pontos turísticos mais importantes estão a Piazza Vittorio Veneto, a maior e mais importante da cidade; o Palombaro Lungo, uma cisterna utilizada antigamente para a coleta de água; a Catedral de Matera, que fica na parte mais alta do centro histórico e conta com uma vista de tirar o fôlego; e as casas-gruta, que representam a essência da verdadeira Matera. Muitas delas viraram museus com móveis e utensílios originais, a fim de mostrar como era a vida nas típicas moradias do local.   

Por causa de suas paisagens únicas, a cidade já serviu de cenário para dezenas de filmes. Entre os mais famosos estão "O Evangelho segundo São Mateus", de Pier Paolo Pasolini, e "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson. Matera é a quarta cidade italiana eleita Capital Europeia da Cultura, depois de Florença, em 1986, Bolonha, em 2000, e Gênova, em 2004. (ANSA)

Leia também: Cachoeiras na Grande São Paulo são atrações em viagens curtas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 22 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 1 Hora

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança 02/05/24

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul 02/05/24

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 22 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 14 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 23 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 22 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso 02/05/24

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 23 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens