Ataque derruba defesa de PCs para minerar moeda virtual

De acordo com Ryan Olson, vice-presidente da divisão de inteligência da Palo Alto Networks, usuários comuns não devem sentir impacto com essa vulnerabilidade

© pixabay

Tech Alerta 18/01/19 POR Folhapress

Um malware (programa malicioso) que consegue acessar computadores na nuvem e derrubar suas defesas contra vírus e afins para, então, se aproveitar da máquina para minerar a criptomoeda monero é a nova dor de cabeça do mundo digital identificada pela empresa de cibersegurança Palo Alto Networks.

PUB

Segundo relatório divulgado na quinta-feira (17), trata-se do primeiro malware identificado com essa capacidade de desativar os serviços que oferecem segurança aos sistemas.

"Acreditamos que esse comportamento [desativar as defesas] deva ser uma tendência entre os malwares que visam esse tipo de infraestrutura", afirma o relatório.

O ataque afetou os serviços de "public cloud" (nuvem pública) oferecidos pelas empresas chinesas Alibaba e Tencent, que estão entre as principais no ramo de tecnologia na China.

Em nota, a Tencent confirmou o incidente e afirmou que ele teve um impacto "limitado".Além disso, disse que trabalha com os clientes para consertar as vulnerabilidades e que implementou um sistema automático para alertar os usuários em futuros casos de incidentes. Procurada pela reportagem, a Alibaba não se pronunciou.

+ Vazamento expõe 773 mi de emails e 21 mi de senhas

No "public cloud", empresas especializadas oferecem servidores para que outras organizações possam realizar serviços de informática (como armazenar dados e executar programas) por meio da internet. Ou seja, em vez de usar os computadores dentro da própria firma, contratam equipamentos de terceiros para as tarefas.

No relatório, a Palo Alto diz ter alertado Alibaba e Tencent e explica que trabalham em conjunto para sanar o problema.

Segundo a empresa, os servidores que foram dominados pelos criminosos foram desativados.

O malware descoberto se espalha por meio de diversas vulnerabilidades já conhecidas por especialistas -e por mal-intencionados-, que podem dar acesso privilegiado aos sistemas, como se o criminoso fosse um administrador.

Com as portas abertas, é possível instalar o programa malicioso. Inicialmente, ele desinstala justamente o conjunto de programas que protegem o sistema e poderiam identificar o ataque, como um antivírus.

Só então ele passa a, sorrateiramente, minerar monero -no meio-tempo ele ainda aproveita para desativar quaisquer outros processos de mineração de criptomoeda que eventualmente estejam em execução.

Desafio dos 10 anos no Facebook pode ser risco à privacidade; entenda

De acordo com Ryan Olson, vice-presidente da divisão de inteligência da Palo Alto Networks, usuários comuns não devem sentir impacto com essa vulnerabilidade.

Ele alerta, no entanto, as empresas que contratam serviços de computação em nuvem com terceiros para que tenham o cuidado de manter os softwares atualizados.

"Organizações que usam esses tipos de infraestrutura precisam entender que são responsáveis por parte da segurança", afirma Olson.

"Os sistemas que foram comprometidos tinham vulnerabilidades já conhecidas com correções disponíveis, mas cabe às empresas [que contratam o serviço] aplicar essas correções.

"Outras variantes desse mesmo malware já haviam sido identificadas em agosto de 2018 pela empresa de tecnologia Cisco, em ataques orquestrados pelo grupo cibercriminoso conhecido como "Rocke". Com informações da Folhapress. 

Leia também: Madrugada de domingo para segunda traz 'supereclipse lunar'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 20 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 18 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 11 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 18 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 20 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 19 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte Óbito Há 11 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

esporte São Paulo FC Há 20 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

mundo EUA Há 16 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 18 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada