6 motivos para a troca da prótese de silicone

Especialista explica quando é necessária uma nova mamoplastia

© DR

Lifestyle ESTÉTICA 21/01/19 POR Notícias Ao Minuto

A cirurgia de aumento de mama é um dos procedimentos mais realizados e desejados no Brasil. De acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são realizadas cerca de 288 mil mamoplastias de aumento, por ano, no Brasil.

PUB

+ 3 tratamentos capilares poderosos e caseiros com óleos essenciais

Segundo o cirurgião plástico e especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Seung Lee, embora o procedimento seja popular entre as brasileiras, ainda há muitas dúvidas a respeito da necessidade de trocar a prótese. “Diferente das próteses de silicone fabricadas nos anos 90, que precisavam ser trocadas a cada 10 anos, as próteses modernas não possuem validade. É possível que em algum momento seja necessária a troca, porém não é algo que possamos calcular”, comenta o cirurgião.

A seguir, o especialista explica os principais motivos que levam a paciente a trocar a prótese de silicone dos seios:

Insatisfação

“É comum que as pacientes voltem ao consultório após alguns anos para mudar o tamanho e o formato da prótese de silicone. Atualmente, existem diversos tipos de próteses, que deixam o colo mais marcado ou mais natural, tudo vai depender do gosto da paciente”, explica o Dr. Lee.

Contratura capsular

É natural que o nosso organismo tente absorver ou expulsar um corpo estranho. No caso da prótese, será criado uma cápsula cicatricial na tentativa de isolar o implante dos tecidos mamários ao redor.

“Toda paciente com silicone terá essa cápsula em torno da prótese, que geralmente é fina e imperceptível ao toque. Mas, caso a película se torne mais grossa e mais rígida, teremos a contratura capsular, que pode causar incômodo ou dor nas mamas e, em casos mais avançados, irregularidades e deformidades na mama pela contração da cápsula sobre a prótese. Nesse caso, a troca da prótese é indicada”, conta.

Efeito sanfona

“Quando a paciente com silicone apresenta instabilidade no peso, a pele pode se tornar flácida e o peso das próteses podem deixar os seios caídos. Dependendo do caso, realizar a troca por uma prótese maior pode preencher o colo. Entretanto, se o excesso de pele for muito grande, é recomendado uma mastopexia, procedimento em que é retirado o excesso de pele e tecido mamário, levantando as mamas”.

Rippling

Embora não cause dor, nem seja considerada uma complicação pós-cirúrgica séria, o rippling pode causar insatisfação na aparência da mama. Essa complicação acontece quando a prótese de silicone causa aspectos de ondulações ou dobras na lateral do seio.

“Quando a paciente é muito magra ou possui pouco tecido mamário, o rippling pode acontecer. Além da troca de prótese, a lipoenxertia, técnica em que a gordura da própria paciente é retirada e tratada para ser reaplicada em outra parte do corpo, pode ser uma opção de tratamento para amenizar o rippling”, conta.

Infecção

As infecções são causadas por bactérias comuns da pele e podem ser tratadas com antibióticos indicados pelo próprio cirurgião. “Em casos extremos, quando não há uma resposta clínica ao tratamento com antibióticos ou quando a infecção evolui, é necessária a retirada da prótese”, explica o médico.

Rompimento da prótese

“As chances de rompimento da prótese são mínimas! As próteses modernas são de material coeso, semelhantes a um gel, e não têm riscos de vazamento e absorção pelo organismo. Porém, as próteses podem romper quando a paciente sofre um impacto violento. A partir de uma ressonância magnética é possível verificar o rompimento e se há a necessidade da troca”, finaliza o Dr. Seung Lee.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 12 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 13 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 10 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico