Operação coibirá venda e consumo de álcool por menores

No período que antecede o carnaval e durante os cinco dias da folga prolongada em comemoração à data, haverá um reforço nas equipes de fiscalização do estado de São Paulo contra a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a megaoperação começa já neste final semana com a mobilização de 4.500 agentes das vigilâncias sanitárias estadual e municipais, incluindo servidores do Procon-SP .

© DR

Justiça São Paulo 30/01/15 POR Agência Brasil

Os fiscais vão agir disfarçados entre os foliões nas quadras de escolas de samba ou entre os consumidores de casas noturnas, percorrendo os bares para fazer valer a Lei Antiálcool para menores, que existe desde 2011 no estado.

PUB

No período de 13 a 18 de fevereiro, os agentes atuarão em bares, restaurantes e lanchonetes e outros serviços onde são comercializadas bebidas dentro ou nos arredores de sambódromos e nos pontos estratégicos onde ocorrerão os desfiles de blocos de rua e trios elétricos carnavalescos.

A fiscalização reforçada será estendida aos locais à beira-mar, em municípios dos litorais sul e norte paulista. Desde a implantação da Lei Antiálcool já foram aplicadas 2.051 multas em 742.885 estabelecimentos fiscalizados.

De acordo com a legislação, é proibido servir ou vender bebidas alcoólicas para menores, mesmo àqueles que estejam acompanhados pelos pais ou responsáveis. O descumprimento pode gerar multas aos infratores com valor superior a R$ 100 mil. Em caso de reincidência, os estabelecimentos podem ser interditados por 15 a 30 dias com risco de exclusão da lista de cadastrados como contribuintes do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços].

A lei proíbe que bares, restaurantes, lojas de conveniência, entre outros locais, vendam, ofereçam ou permitam a presença de menores de idade consumindo bebidas alcoólicas no interior dos estabelecimentos, mesmo que acompanhados de seus pais ou responsáveis maiores de idade. Os fiscais coibirão o desrespeito à Lei Antifumo, que proíbe desde 2009 o consumo de produtos fumígeros em ambientes fechados e de uso coletivo.

Por meio de nota, a diretora do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, Maria Cristina Megid, observou que a fiscalização é permanente mas, neste período, os trabalhos são intensificados em locais de grande fluxo de adolescentes e jovens. “Estudos apontam que, quanto mais cedo os jovens começam a beber, maiores são as chances de desenvolverem dependência química no futuro”, disse.

As denúncias sobre o descumprimento da lei podem ser feitas por meio do endereço eletrônico no site www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br ou ainda pelo telefone 0800-771-3541.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 15 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 13 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 8 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo México Há 15 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo Espanha Há 10 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 8 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

politica Bolsonaro Há 15 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

fama GABRIELA-DUARTE Há 11 Horas

Gabriela Duarte critica Globo por deixar Regina de fora de documentário: 'Desprezo'

mundo EUA Há 17 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário