Pesquisa mostra queda da confiança do comércio em janeiro

Pesquisa da CNC mostra queda de 1,1%, em janeiro, na confiança do empresariado do comércio em relação a dezembro de 2014.

© Reuters

Economia CNC 05/02/15 POR Agência Brasil

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) no início o ano atingiu o menor patamar desde o início da série histórica, em 2011. Em janeiro, a confiança do empresariado do comércio caiu 1,1% em relação a dezembro do ano passado ficando em 105,1 pontos. 

PUB

Expectativa de investimentos para 2015 cai 9,9% de acordo com a CNC

A pesquisa foi divulgada hoje (5), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados relativos a janeiro de 2015 mostram uma queda de 14,3% em relação a janeiro de 2014. Também houve quedas nos subíndices que medem as expectativas dos empresários (-9,3%) e a intenção de investimentos futuros (-9,9%).

Segundo o economista da CNC, Fabio Bentes, “a tendência de redução nas expectativas em relação à economia brasileira tem, historicamente, coincidido com a trajetória decrescente das expectativas registradas, semanalmente, pelo Banco Central”.

Além do fraco nível de atividade econômica, a confiança dos empresários do setor tem sido influenciada pela perda de fôlego das vendas do varejo. A maior inflação esperada para os preços administrados, em 2015, levou a CNC a revisar a previsão do crescimento do volume de vendas de 3% para 2,4% até o final de 2015. “Confirmada a projeção, esse seria o pior resultado dos últimos 12 anos. Em 2003, o volume de vendas do varejo caiu 3,7%”, ressalta a entidade.

Ao abrir o ano com confiança em queda, o Icec reflete a forte influência da retração na satisfação com a situação atual do empresariado do setor, que chegou a retrair 26,6% ante o primeiro mês do ano passado.

Para 76,3% dos empresários as condições atuais da economia estão piores que há um anolValter Campanato/Agência Brasil

Para 76,3% dos empresários as condições atuais da economia estão piores que há um ano, quando 41,8% do total perceberam piora acentuada. Em janeiro do ano passado essa era a percepção de 54% dos entrevistados, com 20,6% percebendo piora mais expressiva. As regiões Sul (46 pontos) e Sudeste (51,3 pontos) concentram as piores avaliações nesse quesito.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) para a Região Sudeste acumula retração de 0,7% nos 12 meses encerrados em novembro. Ao longo do ano, o índice de atividade do Banco Central para o nível de atividade econômica desacelerou, passando de +2,9%, em janeiro de 2014, para os atuais -0,1%. Já as regiões Norte e Nordeste apresentam taxas de crescimento próximas a 3%, no mesmo período.

Acompanhando o desapontamento com a evolução das condições correntes, o subíndice que mede as expectativas dos empresários (IEEC) acumula quatro quedas mensais, com o patamar mais baixo na série histórica da pesquisa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 12 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 19 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 19 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 19 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 20 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 19 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 13 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda