Brasil e Alemanha acertam visita de Merkel e reuniões com Dilma

Brasil e Alemanha acertam visita de Merkel e reuniões com Dilma em agosto

© Reuters

Mundo Agosto 13/02/15 POR Agência Brasil

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitará o Brasil em agosto para se reunir, nos dias 19 e 20, com a presidenta Dilma Rousseff. A confirmação da data foi feita hoje (13) durante a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier ao Itamaraty, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

PUB

No encontro, os ministros acertaram os preparativos para a reunião das duas governantes, na abertura da primeira reunião das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil-Alemanha. Foi também assinado um memorando de entendimento que possibilitará a concessão de vistos de férias-trabalho para que cidadãos dos dois países possam ter uma experiência profissional e cultural remunerada.

“A visita da delegação alemã é importante para avançarmos nas relações de comércio, de investimentos e de cooperação entre pequenas e médias empresas dos setores de ciência, tecnologia e educação”, disse Vieira durante coletiva de imprensa. Ele lembrou que os dois países possuem “laços antigos e densos”, com grandes investimentos de origem alemã ajudando o desenvolvimento brasileiro. Segundo Vieira, há atualmente cerca de 1.600 empresas alemãs atuando no Brasil. “São Paulo é a maior cidade industrial alemã fora da Alemanha”, disse o ministro brasileiro.

Desde 2012, a Alemanha é o principal parceiro do Brasil na Europa. É também o quarto parceiro comercial do Brasil no mundo. "Precisamos aumentar isso para o bem das nossas economias”, disse o ministro brasileiro ao destacar a estratégia brasileira de ampliar a pauta de exportações de produtos brasileiros com maior valor agregado.

Pouco antes da coletiva, Steinmeier e Vieira assinaram um memorando de entendimento que possibilitará a concessão de vistos de férias-trabalho para que cidadãos dos dois países possam ter, no outro país, uma experiência profissional remunerada. Dessa forma, os dois governos buscam possibilitar a troca de experiências e de conhecimentos entre brasileiros e alemães, tanto no campo profissional como cultural. O ministro alemão aproveitou o confronto entre os dois países durante a Copa do Mundo – quando o Brasil foi eliminado da final após uma derrota por 7 a 1 para o time alemão – para mostrar o quão forte é a parceria entre os dois países. “Apesar do confronto desportivo, vejo com alegria que ele não lançou problemas sobre relações bilaterais”, disse Steinmeier pouco antes de lembrar: “se olharmos para os confrontos anteriores, vemos que o Brasil ainda tem larga vantagem sobre a Alemanha”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

brasil Brasil agora mesmo

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

justica Santos Há 2 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil justa causa Há 9 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

justica São Paulo Há 9 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

mundo Guerra Há 22 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo EUA agora mesmo

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

lifestyle Ozempic Há 9 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético