Bola Preta e Banda de Ipanema levam milhões de foliões às ruas

Do Céu da Terra aos tradicionais Bola Preta e Banda de Ipanema, pelo menos duas dúzias de blocos carnavalescos fazem a alegria de milhões de foliões da cidade neste primeiro dia de carnaval nas ruas do Rio de Janeiro.

© Reuters

Brasil Rio de Janeiro 14/02/15 POR Agência Brasil

Cordão do Bola Preta leva milhões de pessoas às ruas do Rio de JaneiroTomaz Silva/Agência Brasil

PUB

Mais antigo e tradicional bloco da cidade, o Cordão da Bola Preta, fundado em 1918, é o último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos do início do século 20. 

O primeiro dia de desfiles de blocos carnavalesco, no Rio, será encerrado por volta das 18h, com a Banda de Ipanema. Ela foi fundada em 1964, ano do golpe militar, pelo grupo do antigo Pasquim, tendo como seus fundadores Albino Pinheiro, Jaguar e Ziraldo. A Banda de Ipanema concentrava-se, na época, no Bar Jangadeiros, na Praça General Osório, em Ipanema.

Assim como a banda, o Jangadeiros foi palco de vários movimentos que marcaram a cultura do país, como o cinema novo e a bossa nova. Assim que foi criada, os integrantes desfilavam de terno branco e chapéu de palha. Albino e os demais fundadores satirizam as proibições culturais impostas pela ditadura militar.

Pela manhã, além do Cordão da Bola Preta, saíram pelas ruas do Rio o Multibloco, que desfilou pelas ruas da Lapa com os temas o Tropicalismo, adaptado aos ritmos de Carnaval; o Truque do Desejo, fanfarra de pagodes dos anos 90 que desfilou na Glória, zona sul da cidade; o Marcha Nerd, que tinha como tônica fantasias como o personagem da série Guerra nas Estrelas, Darth Vader, que desfilou pelas ruas da Tijuca e o Céu da Terra, que se concentrou no Largo dos Guimarães e desfilou pelas ruas de Santa Tereza.

Nesta tarde, os foliões aproveitam o Mulheres do Zeca, que traz clássicos de Zeca Pagodinho em ritmo de carnaval e cantados por mulheres; o Toco-Xana, um bloco para “meninas que gostam de meninas”, segundo os organizadores e que sai às 15h pelas ruas de Botafogo.

São blocos e nomes para ninguém botar defeito: Bandas de Madureira e da Freguesia, que sairão mais para o final da tarde nos bairros do mesmo nome; O Virilha de Minhoca que desfila no início da noite pelas ruas de Bangu, na zona oeste da cidade; assim como a Banda da Sá Ferreira, em Copacabana, na zona sul; um pouco antes, às 16h, desfila o Bloco do Barbas, em Botafogo, também na zona sul; e o Rebarbas sai logo em seguida.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

mundo Guerra Há 21 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil justa causa Há 8 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

justica São Paulo Há 8 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

mundo Pensilvânia Há 9 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 8 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 1 Hora

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

lifestyle Ozempic Há 8 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

fama BELO-CANTOR Há 7 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne