Trabalhamos como se vítimas fossem nossos pais, diz tenente

Para dar conta da demanda por informações, o porta-voz do Corpo de Bombeiros Pedro Aihara dorme de duas a três horas por noite

© Reuters / Adriano Machado

Brasil brumadinho 29/01/19 POR Folhapress

A tragédia do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), levou todos os brasileiros a conviverem diariamente com o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, 25. É dele que vêm as tão aguardadas notícias dos resgates de vítimas da lama.

PUB

Para dar conta da demanda por informações, o tenente dorme de duas a três horas por noite. E não tem a expectativa de que a rotina extenuante termine logo. "Faço 26 anos agora no dia 16, mas provavelmente ainda vou estar aqui na operação", afirma à reportagem.

+ Acompanhe as últimas notícias sobre a tragédia ambiental em Brumadinho

+ Sobe para 84 o número de mortos em Brumadinho; há 276 desaparecidos

Rosto conhecido na imprensa mineira, Aihara tem chamado atenção do restante do país pela juventude e pela clareza nos pronunciamentos, sempre transmitidos ao vivo na televisão. Desde sexta (25), quando o rompimento aconteceu, matando 65 pessoas e deixando 288 desaparecidos, o tenente ganhou milhares de seguidores nas redes sociais. 

Aos 25, ele exibe um currículo caprichado: é formado em ciências militares, com ênfase em gestão e prevenção de catástrofes, pelo Corpo de Bombeiros, em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é especialista em gestão de projetos pela Universidade de São Paulo e em gestão e prevenção de desastre pela universidade Yamaguchi, no Japão.

Embora responda às perguntas da imprensa de maneira precisa, sempre atencioso, educado e eloquente, Aihara não fez media training. Está na função de porta-voz há cerca de dois anos e namora uma jornalista.

É a primeira vez que Aihara é o rosto dos bombeiros em uma tragédia dessa magnitude. No entanto, no incêndio em Janaúba (MG), quando o vigia de uma creche ateou fogo matando a si mesmo e outras 13 pessoas, sendo 10 crianças, o porta-voz já demonstrou sua aptidão para o cargo. 

+ Mais barato, modelo de barragem de Brumadinho foi proibido no Chile

"A comunicação é uma maneira muito importante de salvar vidas. Trabalhar esse conhecimento de prevenção e mostrar o bom trabalho que está sendo feito pelos nossos militares é uma das nossas preocupações. Todo o mérito tem que ir para esses militares e nunca para mim", disse. 

Aihara ainda faz mestrado em direito, na área de direitos humanos e acesso à Justiça, na UFMG. Ele estudou no Colégio Militar em Belo Horizonte e, antes de entrar nos Bombeiros em 2012, foi da Força Aérea Brasileira. 

"Entrei para a área militar de 15 para 16 anos", conta. O que o atraiu para o Corpo de Bombeiros, diz, foi a vontade de ajudar. 

"A possibilidade de ajudar alguém, de diminuir o sofrimento de uma pessoa é um dos maiores privilégios que a gente pode ter na vida. Faço por amor, vou além do meu horário de trabalho e das minhas obrigações funcionais."

Na segunda (28), ele se emocionou ao falar com a imprensa sobre a busca de vítimas. "A maior dificuldade é ter de lidar com a angústia dos desaparecidos. Podem ter certeza que estamos trabalhando como se essas pessoas fossem nossas mães e nossos pais."

+ Trabalhador morreu no dia do aniversário em Brumadinho

Questionado sobre a possibilidade de resgatar pessoas com vida, Aihara não se furta à difícil tarefa de dizer que essa possibilidade cai a cada hora que passa. 

Assim como os demais funcionários públicos de Minas Gerais, estado que enfrenta grave crise fiscal, Aihara recebe seu salário de forma parcelada e até agora não recebeu o 13º salário referente ao ano passado. O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta segunda que o pagamento será parcelado em 11 vezes. 

Aihara chegou a fazer piada da situação em seu Instagram: "Abrindo a porta de emergência para fugir dos boletos porque, sem décimo terceiro, o Natal vai ser só Itaipava latão, panetone da padaria e Chester da promoção do dia 26". 

O tenente também usou as redes sociais nesta terça-feira (29). "É impossível responder a todas as mensagens nesse momento tão triste e corrido. Só gostaria de agradecer, do fundo do meu coração, a cada manifestação de carinho e apoio que tenho recebido em nome da minha corporação", escreveu.

"Cada vida conta e conta muito. E dói. Tragédia não escolhe classe social, cor, preferência política. Hoje é a família de outra pessoa, mas poderia ter sido a minha. E é também tendo isso em mente que nós continuaremos incansavelmente, pois maior que qualquer tragédia será sempre a nossa esperança e a nossa fé. [...] Que vocês saibam que cada oração e gentileza recebidas tem sido combustível para que tente me fazer digno dessa missão", completou. 

Em entrevista à Folha, o tenente buscou sair dos holofotes proporcionados pela tragédia. "Quem é herói são essas pessoas que conseguem continuar com a vida delas mesmo sofrendo perdas tão abruptas. Essas pessoas que precisam de todo o nosso sentimento e solidariedade." Com informações da Folhapress. 

Leia também: Governo diz que nem todos os corpos serão resgatados em Brumadinho

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Argélia Há 20 Horas

Homem desaparecido há 27 anos é encontrado vivo na casa do vizinho

mundo Chile Há 22 Horas

Mulher fica pendurada seminua em portão em tentativa de furto; vídeo

mundo CARTAGENA Há 22 Horas

Brasileiro vence concurso internacional e é eleito o mais bonito do mundo

fama Suri Cruise Há 20 Horas

Suri troca sobrenome e estreia no teatro, distanciando-se de Tom Cruise

fama Saúde Há 21 Horas

Pedro Scooby diz que amigos foram hospitalizados com H1N1 após ajuda no RS

justica Goiás Há 22 Horas

Mãe é presa ao tentar afogar a filha de seis meses em piscina; vídeo

fama Anya-Taylor Jo Há 19 Horas

O vestido de princesa de Anya-Taylor Joy que encantou Cannes

esporte Óbito Há 16 Horas

Narrador Silvio Luiz morre aos 89 anos em São Paulo

politica Meio Ambiente Há 12 Horas

Vereador do PL diz que 'peso das árvores' causou tragédia climática no RS

mundo Espanha Há 20 Horas

Faxineira de 61 anos posta vídeos dançando no trabalho e é despedida