Justiça liberta torcedores que brigaram no Vasco vs. Fluminense

Justiça liberta torcedores que brigaram antes do jogo entre Vasco e Fluminense

© DR

Esporte Confronto 27/02/15 POR Agência Brasil

A Justiça do Rio, por decisão do desembargador da 7ª Câmara Criminal, Joaquim Domingos de Almeida Neto, determinou hoje (27) a libertação de 97 torcedores presos em flagrante por participação em brigas antes do jogo entre Fluminense e Vasco, pelo Campeonato Carioca, ocorrido no último domingo (22). O pedido foi feito por Lusenrik Sarandy Pinto, um dos torcedores envolvidos, mas favoreceu a todos.

PUB

De acordo com a decisão, a prisão dos torcedores será substituída pelo comparecimento mensal a juízo, para informar e justificar atividades. Eles serão proibidos de acessar ou frequentar estádios de futebol ou o perímetro de 5 quilômetros de seu entorno e de se ausentar da comarca de sua residência. Foi determinada, também, a obrigação de comparecimento, durante o curso do processo, ao prédio central da Polícia Civil e lá permanecer por duas horas antes e duas horas após os jogos dos clubes pelos quais torcem.

Na última quarta-feira (25), o juiz Marcelo de Oliveira da Silva determinou a prisão preventiva dos torcedores, que responderão pelos crimes de formação de quadrilha e violência no esporte. .

Para o comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) da Polícia Militar do Rio, tenente-coronel João Fiorentini, é impossível estabelecer rotas e locais de concentração para evitar um possível confronto quando os torcedores não respeitam a orientação do Gepe e ficam procurando pontos da cidade onde não acham policiamento, para brigar.

"Desde 1991, a Polícia Militar vem garantindo a segurança nos eventos esportivos que são realizados no Rio de Janeiro. A gente já tem uma rotina previamente estabelecida, onde fazemos reuniões com as torcidas organizadas e de segurança na federação de futebol. Estabelecemos rotas e pontos de encontros na ida e na volta ao estádio para evitar que eles se encontrem", disse.

No próximo domingo (1º), Botafogo e Flamengo se enfrentam, às 16h, no Maracanã em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Carioca. Para evitar problemas entre as torcidas, o tenente-coronel orienta os torcedores para chegarem cedo ao estádio e entrar com antecedência. Ele ressaltou ainda que, em clássicos, os portões são abertos três horas antes do início da partida para que não ocorra uma sobrecarga no sistema de roletas, a fim de "evitar que e o torcedor perca tempo ao entrar no estádio."

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Bioparc Há 8 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 11 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 11 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 10 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Polícia Há 2 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 9 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 10 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 10 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 11 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja