Médica é condenada por causar sequelas em bebê durante parto domiciliar

A pena foi de 6 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto.

© iStock

Justiça Brasília 31/01/19 POR Notícias Ao Minuto

A médica Caren Vanessa Cupertino foi condenada pela Justiça de Brasília por lesão corporal grave e falsidade ideológica durante um parto domiciliar que realizou em 2014. O bebê ficou com sequelas neurológicas graves.

PUB

A pena foi de 6 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto. A obstetra ainda terá que pagar R$ 150 mil de indenização por danos morais. A pena por falsidade ideológica é porque, segundo a acusação, ela usou informações falsas no prontuário da criança. A decisão ainda cabe recurso.

A defesa da médica afirmou que "recebeu com absoluta surpresa a notícia da condenação de Caren Vanessa Cupertino". O advogado de defesa Pedro Ivo Veloso informou ao G1 que a obstetra cumpriu todas as etapas do protocolo corretamente e que vai recorrer da decisão.

+Operação busca acusados de tráfico de drogas na Região dos Lagos

Segundo o relato da mãe, ao entrar em trabalho de parto, ela ficou esperando em sua casa por um dia pela médica e pela doula, que ao ser procurada, disse que aquilo era "um falso trabalho de parto". A orientação era de que ela tomasse um remédio e tentasse dormir. Só no dia seguinte, quando a criança já estava nascendo, é que a médica chegou ao local.

“O bebê estava com os membros superiores e inferiores para fora e com a cabeça presa no canal vaginal. O cordão umbilical indicava falta de oxigenação. A criança nasceu em condições críticas, desacordada e hipotônica”, informou o Ministério Público.

“Na unidade, a obstetra não relatou as reais condições do nascimento e mentiu sobre o horário do parto. Tal ação dificultou o diagnóstico preciso da criança e inviabilizou o tratamento adequado. Para o MP, essa atitude demonstrou a intenção de minorar a sua responsabilidade.”

A médica também é ré em outros processos. Em um deles ela é acusada de provocar a morte de um bebê, também em 2014. De acordo com a ação, a médica foi "omissa" e, por isso, "contribuiu de forma decisiva" para o óbito da criança durante o parto em uma maternidade da rede privada do DF.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 20 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 20 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro