Emagrecer de forma gradual ajuda corpo a se preparar para novo peso

A nutricionista Simone Rocha, presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal, falou sobre o assunto

© Pixabay

Lifestyle Bem Estar 03/02/19 POR Notícias Ao Minuto

 

PUB

As ocorrências de casos de sobrepeso e obesidade vêm aumentando consideravelmente em todo mundo - e já são consideradas um importante problema de saúde pública. Para contornar o problema, muitas pessoas buscam emagrecer de forma rápida.

A nutricionista Simone Rocha, presidente da Associação de Nutrição do Distrito Federal, falou sobre o assunto e explicou a maneira mais indicada para se alcançar um peso saudável. As informações são do site Saúde Brasil.

+ Um roteiro de rainha: explore Portugal como Madonna

+ Que tal um risoto de beterraba para começar a semana? Confira a receita

Dicas para emagrecer

"Nosso corpo tem uma memória do peso que temos por um período longo de tempo. Se eu perco dez quilos em um, dois meses, o meu organismo vai achar isso estranho e vai tentar recuperar essa perda", explica a nutricionista.

"Quando você emagrece de uma forma mais lenta, você vai preparando seu organismo. Além de ter a consciência de que o objetivo é de longo prazo, o mais importante nesse processo é associar isso a uma mudança de hábito. Se você emagrece lentamente mudando a alimentação e fazendo atividade física, há uma mudança na composição corporal, eliminando a gordura ao mesmo tempo em que se ganha massa muscular. Mesmo com o peso diminuindo, o organismo tem a sensação de que não está perdendo, pois está preenchendo o espaço com massa muscular", completa.

Segundo Simone Rocha, o ganho de massa muscular é extremamente importante para quem quer manter um peso saudável, uma vez que está ligado diretamente à queima das calorias que você consome no dia a dia. "Uma pessoa de 100 quilos com muita massa muscular vai queimar mais facilmente esse excesso que uma pessoa de 100 quilos com muita gordura corporal", aponta.

Para chegar ao peso saudável é preciso mudar o estilo de vida. "Se você perder peso devagar, vai manter esse novo peso mais facilmente. Mas é preciso ter em mente outros aspectos. Ao mesmo tempo em que readequar sua alimentação é importante, fazer atividade física também é. Lembre-se também de apreciar os alimentos, comer mais devagar, evitar processados e ultraprocessados e apostar mais em alimentos in natura. O processo de emagrecimento tem várias correlações e não apenas comer menos, como as pessoas pensavam antigamente", ressalta a nutricionista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 5 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 7 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo Aviões Há 23 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

brasil São Paulo Há 23 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

fama Príncipe William Há 23 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 5 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

mundo Londres Há 5 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

lifestyle Rosto Há 22 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

economia INSS Há 4 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito