Bolsonaro quer pacificar relação com Renan por reformas

Para o Palácio do Planalto, é preocupante tê-lo como adversário

© REUTERS / Ueslei Marcelino (Foto de arquivo) 

Política articulação 03/02/19 POR Folhapress

 

PUB

A eleição de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para presidente do Senado Federal representou uma vitória de Jair Bolsonaro, sobretudo do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, mas fez com que o Planalto ganhasse um adversário considerado influente: Renan Calheiros (MDB-AL).

A avaliação tem sido feita em caráter reservado por assessores presidenciais, para os quais caberá agora ao presidente Jair Bolsonaro atuar pessoalmente para tentar reconstruir a relação com Renan e reduzir os danos causados pelo envolvimento do ministro da Casa Civil na seara legislativa.

+ Bolsonaro manda recado para novo presidente do Senado; veja

+ Presidente teve náuseas e vômito neste sábado, diz boletim médico

Em seu quarto mandato como senador, o alagoano tem interlocução tanto com a direita quanto com a esquerda e é avaliado como um articulador hábil. Para o Palácio do Planalto, é preocupante tê-lo como adversário, sobretudo no momento em que o governo elegeu a reforma previdenciária como sua prioridade em início de gestão.

A estratégia que tem sido defendida pelo entorno do presidente é que ele entre em contato com Renan neste final de semana e o convide para um encontro reservado assim que voltar a Brasília, o que está previsto para ocorrer até sexta-feira (8).

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Santos Cruz, avaliou à reportagem que agora, passada a eleição, começa o trabalho político de conversar com as diferentes bancadas.

"Eu não tenho dúvidas que o governo federal terá um bom diálogo com o Congresso Nacional. E a reforma previdenciária todo mundo sabe que é necessária", disse.

Ele ressaltou que todos os deputados e senadores são relevantes no processo político, não importando o partido a que são filiados, incluindo Renan.

"Todo mundo é importante e ele [Renan] continua sendo um parlamentar importante como qualquer outro", observou.

Uma sinalização do Planalto a Renan mira a pavimentação para a reforma da Previdência. Durante a campanha, Renan passou a fazer gestos de simpatia ao governo e mudou de posicionamento sobre a reforma, sobre a qual se manteve crítico durante a presidência de Michel Temer.

Alguns assessores governistas também calculam que Alcolumbre não terá condições de entregar com a mesma velocidade que Renan a aprovação de projetos considerados prioritários por ter pouca experiência em articulação, já que esteve no baixo clero nos quatro primeiros anos de mandato.

Ao afirmarem isso, eles apontam a dificuldade que o novo presidente do Senado teve para conduzir a sessão de sexta-feira (1º), que acabou encerrada sem resultado. Com a eleição apertada e com brigas, soma-se a isso um temor de que Renan possa operar contra os interesses do governo.

O diagnóstico é que, apesar da vitória, Onyx errou ao ter se posicionado como adversário direto de Renan, o que o inviabiliza completamente como interlocutor em uma tentativa de reconstruir a relação do governo com o senador alagoano e seu grupo de aliados mais próximos, todos escolados operadores políticos dentro do Senado.

O desentendimento entre eles não é de hoje. Quando presidia o Senado, em sessão do dia 1º de dezembro de 2016, o senador do MDB zombou publicamente do sobrenome do então deputado, dizendo que era fácil confundir 'Lorenzoni' com 'Lorenzetti', que é uma marca de chuveiros.

Na sessão, era discutido o projeto das 10 medidas contra corrupção e Renan, sentado ao lado do então juiz Sergio Moro, criticou o fato de ter sido tirado um teste de integridade do projeto para ocupantes de cargo público. O chefe da Casa Civil foi o relator do texto na Câmara.

"Parece nome de chuveiro, mas não é nome de chuveiro, com todo o respeito. Em favor dele, eu queria dizer que o teste de integridade vai fazer falta porque pesava sobre ele uma acusação de ter recebido caixa 2 de indústria de armas e era uma oportunidade para que ele, neste teste, pudesse demonstrar o contrário, com o meu apoio", disse.

Em resposta, Onyx chamou o emedebista de "bandido" e recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Renan por injúria e difamação sobre as acusações de caixa 2.

Para assessores presidenciais, Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho do presidente, também tomou uma atitude equivocada durante a votação. A opinião é que ele deveria ter sido discreto e não exibido seu voto em Alcolumbre, o que acabou dificultando o papel de seu pai e dando à escolha do senador do DEM a chancela do governo.

Como o MDB tem a maior bancada, o receio do Planalto é que, caso as pontes com Renan não sejam refeitas, ele se torne o presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e dificulte a tramitação de pautas de interesse do governo.

Há ainda um receio sobre o comando da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), uma das principais para aprovação de projetos de interesse do governo, como a reforma da Previdência.

Apesar do pedido do Palácio do Planalto para que a equipe ministerial não se envolvesse nas eleições parlamentares, Onyx atuou diretamente para a vitória de Alcolumbre, com quem tem uma relação de amizade. A mulher do ministro já foi, por exemplo, assessora parlamentar no gabinete do senador.

Durante o processo, auxiliares da Casa Civil articularam pessoalmente apoios a Alcolumbre e, segundo relatos feitos à reportagem, ajudaram na manobra do senador de instituir o voto aberto na eleição legislativa, o que foi inviabilizado por liminar concedida pelo presidente do STF, Dias Toffoli. Com informações da Folhapress.

 

 

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 15 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 16 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 17 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 18 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 17 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 15 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 12 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 11 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 15 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula