STJ decide soltar três funcionários da Vale e dois engenheiros presos

Eles estavam presos desde o dia 29 por atestar a segurança da barragem em Brumadinho que cedeu; até o momento, 134 mortes foram confirmadas

© Reuters / Adriano Machado

Brasil Tragédia 05/02/19 POR Folhapress

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liberdade aos funcionários da Vale e engenheiros terceirizados que foram presos no caso da tragédia em Brumadinho.

PUB

Eles estavam presos desde 29 de janeiro, quatro dias após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro. Na ocasião, foram presos três funcionários da mineradora dona da barragem que tinham envolvimento e responsabilidade direta pela mina e seu licenciamento e dois engenheiros da prestadora de serviços Tüv Süd.

A decisão da sexta turma do STJ, em caráter liminar (provisório), coloca em liberdade os engenheiros Andre Jum Yassuda e Makoto Namba, ambos da Tüv Süd, Rodrigo Artur Gomes de Melo, gerente executivo operacional da Vale, Ricardo de Oliveira, gerente de meio ambiente da Vale e César Augusto Paulino Grandchamp, geólogo da Vale.

+ Leia mais notícias sobre a tragédia em Brumadinho

A liminar tem efeito até que se julgue o habeas corpus impetrado em favor deles no Tribunal de Justiça de Minas Gerais -que já havia negado liminar no último sábado 92).

A Tüv Süd foi a empresa contratada para fazer os laudos de estabilidade de 2017 e 2018 da barragem que se ruiu. O último documento, assinado por Makoto Namba, declarava a estrutura estável, mas apontava uma série de problemas que deveriam se corrigidos pela empresa.

Nele, estão citados pontos de erosão superficial da ombreira (lateral da barragem), indícios de alagamento a jusante (logo após a barragem), assoreamento e trincas em canaletas de drenagem e danos nos tubos de PVC das saídas do sistema de drenagem, entre outros problemas que deveriam ser sanados pela Vale para garantir as condições de segurança da estrutura.

A Vale afirmou via assessoria de imprensa que "o documento não apresentava problemas e, sim, continha recomendações". Todas foram cumpridas ainda em 2018, diz a empresa, que ressalta que são "recomendações rotineiras em laudos deste gênero."

Segundo o relator da decisão desta terça, o ministro Nefi Cordeiro, a soltura se justifica porque os engenheiros e funcionários da Vale já prestaram declarações, já foram feitas buscas e apreensões e não foi apontado qualquer risco que eles pudessem oferecer à sociedade.

O relator afirmou que o laudo indicava problemas que deveriam ser resolvidos na barragem. "Trata-se de opinião técnica que exige prova do erro ou fraude, não sendo possível a responsabilização objetiva pelo resultado ocorrido", afirmou.

A operação do dia 29 era apenas para a prisão temporária, que pudesse ajudar na apuração e responsabilização do rompimento. Os cinco prestaram depoimento ao Ministério Público de Minas Gerais.

Apesar de ressaltarem a gravidade do fato ocorrido e a comoção social causada pela tragédia, os ministros do STJ entenderam que não haver fundamentos idôneos para as prisões.

O advogado dos engenheiros da Tüv Süd, Augusto Arruda Botelho, comemorou a decisão.

"A decisão tomada de forma unânime [pelo STJ], o que é absolutamente atípico. Só reforça a ilegalidade da prisão decretada, restabelece novamente a Justiça. E que seja feita uma investigação profunda e detalhada das causas do rompimento", afirmou.

Após o rompimento da barragem, no dia 25, foram levantadas hipóteses sobre a validade dos laudos que atestaram a sua segurança. A barragem da Mina Córrego do Feijão não recebia novos rejeitos de minério desde 2015 e seria desativada definitivamente. Em dezembro, foi obtida a licença para o reaproveitamento dos rejeitos e o encerramento das atividades.

Na sexta-feira (1º), a Folha de S. Paulo revelou que a Vale já sabia que um eventual rompimento de barragem no local destruiria as áreas industriais da mina de Córrego do Feijão, incluindo o restaurante e a sede da unidade,antes da tragédia de Brumadinho.

Até a publicação deste texto, 134 mortes decorrentes do rompimento foram confirmadas. Outras 199 pessoas estão desaparecidas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 12 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 5 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

fama Gusttavo Lima Há 13 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 14 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 14 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 14 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

esporte Óbito Há 5 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

justica Paraíba Há 12 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue