Ex-cantor da banda Nouvelle Cuisine é encontrado morto em SP

Músico, arquiteto e artista plástico fez sucesso no fim dos anos 1980 e início dos 1990 com releituras de standards de jazz

© Flickr/Prêmio da Música Brasileira

Fama Carlos Fernando 06/02/19 POR Folhapress

O músico, arquiteto e artista plástico Carlos Fernando Nogueira, ex-vocalista da banda Nouvelle Cuisine, foi encontrado morto em seu apartamento, no centro de São Paulo, nesta quarta (6). Segundo vizinhos, o corpo do artista foi encontrado no quarto de seu apartamento e há sinais de que ele havia morrido há dois ou três dias.

PUB

Ainda não há informações sobre o velório ou a causa da morte do artista.

Nascido em 1959, Carlos Fernando cantou em dois discos do grupo de música instrumental Nouvelle Cuisine.

+ Após sete anos, repórter anuncia demissão da ESPN

Formado por músicos como o baterista e vibrafonista Guga Stroeter e o guitarrista Maurício Tagliari, hoje diretor da gravadora YB Music, o conjunto fez sucesso no fim dos anos 1980 e início dos 1990 com releituras ousadas e 'pós-modernas', na definição de Stroeter, de standards de jazz.

O conjunto foi criado em 1997 a partir de sessões de improvisação na casa de Stroeter, que era amigo de Carlos Fernando dos tempos de escola no Colégio Equipe -mais ou menos a mesma turma de outros nomes que viriam a trilhar carreira artística, como Arnaldo Antunes e Paulo Miklos, que mais tarde formariam os Titãs.

A banda logo fez sucesso na noite paulistana e acabou contratada pela gravadora Warner, sob a qual lançou dois álbuns: "Nouvelle Cuisine" (1988) e "Slow Food" (1991).

Durante seu auge, do fim dos anos 1980 até meados dos anos 1990, a banda de jazz chegou a fazer parcerias com grandes nomes da MPB, como Angela Maria, que cantou a música "Bons Amigos" com o grupo, e Gal Costa, que interpretou a faixa "Notas" no segundo disco do conjunto, "Slow Food".

Após esse segundo trabalho, Carlos Fernando começou uma carreira solo, ainda em paralelo com a banda, da qual posteriormente se separou, mantendo os relacionamentos com os amigos.

O Nouvelle Cuisine ainda lançaria mais dois discos -"Novelhonovo", em 1995, pela gravadora Eldorado, e "Free Bossa", em 2000, pela Brazil Music- e uma coletânea de sucessos e raridades.

No período solo, Carlos Fernando gravou e fez shows com nomes como a cantora Marisa Monte e o violonista Toninho Horta.

Como artista gráfico, Carlos Fernando foi o responsável pela direção artística de livros de poesia e de álbuns como "Fina Estampa" (1994), de Caetano Veloso.

Nos últimos anos, Carlos Fernando foi coordenador de arquitetura e identidade visual da Secretaria de Estado da Cultura e da Poiesis.

Nesse posto, ele foi autor do projeto de reforma arquitetônica e museográfica da Casa Guilherme de Almeida, antiga residência do poeta, no bairro Pacaembu, em São Paulo.

Em junho de 2012, Carlos Fernando foi cocurador e museógrafo da exposição "De uma Estrela a Outra", sobre o poeta Giuseppe Ungaretti, na Casa das Rosas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Anthony Vella Há 2 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

esporte FUTEBOL-RACISMO Há 21 Horas

Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo