'Não se pode esquecer que Weinstein foi grande produtor', diz Binoche

A fala da atriz ressoa, de alguma forma, a posição, menos radical, que artistas e intelectuais francesas têm manifestado em relação ao movimento feminista #MeToo

© REUTERS / Michele Tantussi

Cultura Festival 07/02/19 POR Folhapress

GUILHERME GENESTRETI-  Presidente do júri da atual edição do Festival de Berlim, a atriz Juliette Binoche surpreendeu quem esperava dela alguma declaração mais combativa em relação ao hoje arruinado Harvey Weinstein.

PUB

"Não podemos nos esquecer de que ele foi um grande produtor", afirmou a francesa na conversa com a imprensa que abriu a mostra alemã de cinema, na manhã desta quinta (7). "Muitas pessoas já se posicionaram, inclusive eu. Acho que ele teve o suficiente e agora é a hora de a Justiça fazer o trabalho."

A fala da atriz ressoa, de alguma forma, a posição, menos radical, que artistas e intelectuais francesas têm manifestado em relação ao movimento feminista #MeToo. No ano passado, sua conterrânea Catherine Deneuve criticou a sanha condenatória de suas colegas americanas em relação ao tema do assédio.

+ Brasil desembarca em Berlim com 12 filmes no rastro da politização

Binoche comemorou o grande número de diretoras, sete no total, na competição deste ano. "Dieter [Kosslick, diretor do festival] me disse que estava feliz porque não teve de selecioná-los por serem dirigidos por mulheres, mas porque são efetivamente bons. É um bom sinal."

A seu lado, Rajendra Roy, curador-chefe da parte de cinema do MoMA (Museu de Arte de Moderna de Nova York), trajava uma camiseta vermelha com os dizeres "The Future Is Female" (o futuro é feminino). Ele também integra o júri do Festival de Berlim.

Além de Binoche e Roy, integram o corpo de jurados desta edição da mostra a atriz alemã Sandra Hüller ("Toni Erdmann"), a produtora britânica Trudie Styler ("Skin"), o diretor chileno Sebastián Lelio ("Uma Mulher Fantástica") e o crítico americano Justin Chang.

Eles foram questionados sobre a presença de uma produção da Netflix na competição ("Elisa y Marcela", da espanhola Isabel Coixet). Mostras como a de Cannes têm sido inflexíveis e não admitem produções do streaming na seção principal.

"Podemos questionar a forma como essas empresas fragilizam o cinema independente, mas são uma nova forma de produção e, como tudo o que é novo, são empolgantes", disse Binoche. Ela afirmou que "Elisa y Marcela" será exibido nos cinemas espanhóis, o que derrubaria críticas a respeito de sua escalação.

Já o cineasta Sebatián Lelio foi mais enfático em sua defesa do circuito tradicional de exibição. "Me pergunto se um filme terá a mesma relevância cultural se ele não é lançado nos cinemas", disse o diretor. "Estamos numa encruzilhada, mas sou um defensor da experiência coletiva de se ver um filme nas salas." *O jornalista se hospeda a convite do Festival de Berlim

Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 17 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 15 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 16 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 18 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 16 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 18 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes