Indígenas paraguaios acusam brasileiro de expulsá-los de terra

O suposto ataque teria acontecido no dia 28 de outubro de 2018, contra a comunidade Takuara'i

© Reprodução

Mundo paraguai 10/02/19 POR FABIANO MAISONNAVE - Folhapress

Acampadas há três meses diante do Congresso do Paraguai, 37 famílias indígenas da etnia avá-guarani afirmam que foram expulsas de suas terras por pistoleiros contratados por um fazendeiro brasileiro.

PUB

O suposto ataque teria acontecido no dia 28 de outubro de 2018, contra a comunidade Takuara'i, no município paraguaio de Corpus Christi, próximo à cidade brasileira de Sete Quedas (MS).

"Fomos expulsos sob a mira de armas de fogo", afirmou à reportagem a liderança Derlis Lopez, 34, por telefone. "Torturaram idosos e crianças, mataram galinhas e cachorros. Não ficou ninguém."

Governo venezuelano reforça presença militar na fronteira com o Brasil

Lopez afirma que o mandante do ataque é o fazendeiro brasileiro Fábio Siqueira Fernandes, de Sete Quedas.

Ele também estaria por trás do assassinato do indígena Isidoro Barrio, da comunidade. "Foi morto diante de toda a família no dia 16 de setembro. Depois, levaram o seu corpo em uma caminhonete", declara a liderança indígena.

Nas últimas semanas, os avá-guaranis intensificaram os protestos em Assunção, até serem recebidos pelo presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural da Terra (Indert), Horacio Torres. Trata-se do equivalente paraguaio ao Incra.

Após o encontro, no fim de janeiro, Torres afirmou à imprensa local que estava tomando conhecimento da situação e que o órgão estudava fazer uma vistoria técnica na região da comunidade.

Nos últimos dois dias, a reportagem tentou contato com a presidente do Instituto Paraguaio do Indígena (Indi), Ana María Allen Dávalos, mas não houve resposta.

Assim como ocorre em Mato Grosso do Sul, são comuns os conflitos fundiários entre fazendeiros e indígenas na zona de fronteira do Paraguai com o Brasil. Há diversos casos de áreas vendidas várias vezes e de grilagem de terras.

Em entrevista à reportagem por telefone, o fazendeiro Fábio Fernandes negou o uso de violência. Ele disse que a terra foi comprada por seu pai e que os indígenas deixaram a região após ele ter pago dinheiro a lideranças.

"Eles invadiram. Foi feito um acerto com o advogado do cacique, e eles saíram da fazenda", afirma. Fernandes diz que seu pai obteve, em 1982, o título da terra -hoje, está em nome de sua esposa, de nacionalidade paraguaia.

"Meu advogado disse: 'Quanto vocês querem para desocupar a terra?'. Tinha cinco, seis pessoas. 'Eu quero tanto.' Vamos pagar. E, no final, foi feito acerto. Foi livre e espontânea vontade." Ele não quis revelar quanto teria pago.

De acordo com ele, os indígenas ficaram apenas de 60 a 90 dias na região. Após a saída, Fernandes disse ter arrendado a terra para sojicultores.

O fazendeiro afirmou que o homicídio é uma "invenção". "Quando o homem sumiu, eram eles que tinham posse da fazenda." "Num domingo, eles falaram que o indígena sumiu. Mas, no sábado, os indígenas estavam com ele. Tem muitas controvérsias."

Após a entrevista, Fernandes enviou uma escritura de terras datada de 1990, emitida no Paraguai. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 17 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 18 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 19 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 20 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 19 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 19 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 14 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 13 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 17 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula