CBF ignorou lei e não exigiu itens de segurança em CT do Fla

Entidade deu aval ao clube para funcionamento do centro de treinamento

© Ricardo Moraes/Reuters

Esporte deu aval 14/02/19 POR Folhapress

 

PUB

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) descumpriu a Lei Pelé e não exigiu itens de segurança nos alojamentos da base do Flamengo antes de dar o certificado de clube formador. Com esse documento, o clube ganhou aval da entidade para o funcionamento de seu centro de treinamento, que pegou fogo na última sexta-feira (9) e matou dez jovens.

Em seu artigo 29, parágrafo 2, item D, a Lei Pelé estabelece que para ser considerada formadora, a entidade precisa manter alojamento e instalações desportivas adequados, sobretudo em matéria de alimentação, higiene, segurança e salubridade. Segundo a Lei, essa responsabilidade é da entidade nacional, no caso, a CBF.

Advogados ouvidos pela reportagem dizem haver omissão da CBF no caso. A confederação concedeu ao Flamengo o certificado de clube formador, garantindo assim o funcionamento de seu CT, que não possuía permissão da prefeitura para ter alojamentos no local incendiado, previsto para funcionar como estacionamento.

+ Revista britânica diz que Neymar é motivado por ‘fama’ e ‘dinheiro’

+ De luto, Flamengo enfrenta o Fluminense nesta quinta no Maracanã

O coronel da reserva dos Bombeiros, Sergio Athayde, afirma que era obrigatória a apresentação de um auto de vistoria do Corpo de Bombeiros ou um laudo com anotação de responsabilidade técnica de um engenheiro certificando que os equipamentos de incêndio tem de seguir o código de proteção contra incêndio.

"Não tinha detecção de fumaça, planejamento de rota de fuga, planejamento de abandono. Fácil querer responsabilizar o corpo de bombeiros do Rio", disse Athayde.

Nem todos os especialistas acreditam que a responsabilidade seja confederação.

"Se a CBF disser que os clubes devem colocar os jogadores em uma moradia, está subentendido que estará em condições legais. O primeiro responsável é sempre o Flamengo, dono do imóvel. Mas o Estado tem sempre se mostrado ruim para fazer fiscalizações. Enquanto as pessoas físicas não responderem por isso, nada vai mudar. Pessoas jurídicas não vão para a cadeia. Acho que esse tem de ser o caso, com uma investigação precisa", afirma Fernando Fleider, sócio-diretor e especialista em segurança ICTS Security.

O especialista em direito desportivo Márcio Cruz acredita que as partes podem ser responsabilizadas, se comprovada a negligência.

"Na legislação civil está previsto que quem causar dano ao outro, mediante ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violando seus direitos comete ato ilícito, no artigo 186 do Código Civil, e terá o dever de indenizar, pelo artigo 927 do Código Civil)", analisou o advogado.

O Globoesporte.com revelou no domingo (10) que o Corpo de Bombeiros não fez vistoria no local do alojamento em que os 10 atletas das categorias de base do Flamengo.

"A vistoria do Corpo de Bombeiros é realizada com base no projeto de segurança apresentado pelo clube e aprovado pela corporação conforme legislação vigente. A estrutura provisória não constava no projeto e não foi identificada nas áreas vistoriadas", disse o Corpo de Bombeiros.

Quem fez a concessão do certificado de clube formador foi a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), conforme resolução da presidência da CBF de 2012, assinada por José Maria Marin, que terceiriza essa fiscalização às entidades estaduais.

A FERJ, por sua vez, em sua resolução da presidência 019/12, no item 16, a FERJ fala sobre a moradia dos atletas de base para emissão do certificado de clube formador. Porém, não é mencionada nenhuma exigência de segurança, nem que citação a equipamentos de incêndio.

Tanto CBF quanto FERJ foram questionadas sobre as exigências de segurança feitas ao CT do Flamengo e qual foi a data da última fiscalização no local. Nenhuma das duas soube responder a data exata. O certificado de clube formador foi concedido ao clube em abril de 2017 e tem validade de dois anos.

A federação também disse à reportagem, sobre a exigência de itens de segurança e incêndio não ter sido feita ao Flamengo, que só cabe a ela a verificação dos aspectos desportivos. "A FERJ não tem poder de fiscalização e nem faz as vezes dos órgãos públicos", disse a entidade, que limitou-se a apontar como data da fiscalização in loco que "foi feita na época da renovação do certificado, em 2017".

A CBF confirmou que não fiscalizou o CT Ninho do Urubu, deixando essa função à FERJ.

"Cabe à federação estadual a qual o clube é filiado elaborar parecer conclusivo acerca do preenchimento dos requisitos para obtenção do Certificado, após verificação, análise documental e avaliação in loco. À CBF, cabe a revisão de conformidade da documentação enviada pela federação estadual com as normas referidas, podendo, caso necessário, solicitar à federação a complementação ou correção de documentos", afirmou a confederação.

Mas a CBF faz questão de deixar claro que o certificado de clube formador não substitui a fiscalização que a Prefeitura do Rio e o governo estadual são obrigados a fazer.

"O O Certificado de Clube Formador do Flamengo foi renovado em 25 de abril de 2017, com validade de dois anos. Para sua emissão, foram recebidos os documentos e comprovantes exigidos na Lei Pelé e nas RDPs 01/2012 da CBF e 019/12 da FERJ, bem como o parecer da FERJ favorável à certificação. Ressalte-se, conforme já esclarecido, que o Certificado de Clube Formador é um documento de natureza esportiva, que não substitui nem concorre com as funções dos órgãos públicos. O certificado vence em 25 de abril de 2019 e ainda não houve abertura de processo de renovação junto à CBF", diz nota enviada pela entidade que comanda o futebol nacional.

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 14 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 9 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 12 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 8 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico